Uma decisĆ£o do Tribunal de JustiƧa da UniĆ£o Europeia publicada nesta sexta-feira, 20 de dezembro, deixou os turistas de fim de ano do Velho Continente aliviados. Os magistrados entenderam, em favor do aplicativo de locação Airbnb, que ele nĆ£o se configura como um corretor imobiliĆ”rio tradicional, e, portanto, nĆ£o precisa das licenƧas correspondentes, que, na prĆ”tica, inviabilizariam o seu funcionamento nas configuraƧƵes atuais. O processo havia sido movido pela Associação Francesa de Turismo e Acomodação Profissional (AHTOP), sob a alegação que o Airbnb estava agindo como uma imobiliĆ”ria informal, violando um ato local conhecido como Lei Hoguet. Se o Tribunal tivesse decidido de outra maneira, haveria um efeito dominó, e o aplicativo acabaria por enfrentar problemas semelhantes em outros paĆses da UniĆ£o Europeia, e talvez fora do continente.
O mais popular serviƧo online de aluguĆ©is de curto perĆodo do mundo foi fundado em 2008 pelos empresĆ”rios Brian Chesky, Joe Gebbia e Nate Blecharczyk. Desde entĆ£o, mais de 400 milhƵes de pessoas jĆ” o utilizaram em todo o globo. Ć possĆvel alugar acomodaƧƵes em 191 paĆses por meio do aplicativo, e, em 31 deles, hĆ” escritórios próprios da empresa. Esses nĆŗmeros dĆ£o uma ideia de como o Airbnb, em uma dĆ©cada, revolucionou o setor de acomodaƧƵes, multiplicando a oferta de leitos e obrigando a adaptaƧƵes nas redes hoteleiras tradicionais.
Na decisĆ£o, os juĆzes entenderam que se trata de um "serviƧo da sociedade da informação" e nĆ£o um corretor imobiliĆ”rio. Foi uma decisĆ£o diversa da proferida a respeito do Uber, em 2017, que considerou o aplicativo de transportes como uma empresa, e assim exigiu licenƧas de seus motoristas na Europa. A diferenƧa, para as autoridades, Ć© que os proprietĆ”rios das casas e apartamentos puderam alugĆ”-las por outros canais, e o Airbnb nĆ£o definiu nem limitou o aluguel cobrado; jĆ” o Uber define a tarifa e atribui a cada passageiro um motorista. Assim, o Airbnb foi considerado um "serviƧo complementar".
Do ponto de vista daqueles que aumentam sua renda alugando um cĆ“modo ou um imóvel inteiro, e tambĆ©m de quem busca as melhores opƧƵes de acomodação levando em conta economia e conveniĆŖncia, a decisĆ£o deve ser comemorada. O aplicativo Ć© um dos melhores exemplos de como o mundo interconectado veio para transformar relaƧƵes de trabalho, de consumo e interpessoais. Problemas causados por esse sistema de aluguĆ©is atĆ© hoje tĆŖm sido incidentais, realmente em nĆŗmero muito reduzido, em relação aos benefĆcios por ele trazidos. E se hĆ” uma tendĆŖncia a ser apontada, Ć© que, cada vez mais, serviƧos em Ć”reas diversas sigam o modelo aberto pelos aplicativos como Airbnb e Uber.
Com informaƧƵes: BBCTech; Airbnb; El PaĆs; Muchneeded