15/04/2024 às 15h55min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h00min

Alimentos funcionais: o que são e quais os seus benefícios

Nutricionista faz recomendações sobre como possuir uma vida mais saudável e prevenir doenças

Deiwerson Damasceno
Divulgação
Um estilo de vida saudável implica em diversos fatores, como rotinas de atividade física e alimentação equilibrada. Para quem busca essa prática no dia a dia, incluir alguns alimentos é essencial, sobretudo àqueles considerados funcionais, que fornecem nutrientes importantes ao organismo.

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o termo “alimento funcional” representa todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde.


De acordo com Suely Bampi, docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Pelotas, os benefícios de consumir tais alimentos são vários. “Um dos principais é a presença de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e reduzem o envelhecimento precoce. Esses antioxidantes são encontrados em uma variedade de alimentos, como frutas, vegetais, nozes e sementes, e desempenham um papel crucial na proteção das células contra danos oxidativos.

Suely destaca ainda, que os alimentos funcionais auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e colesterol aumentado.
 
“Além disso, esses alimentos, a partir de fibras, grãos integrais e legumes, podem ajudar a controlar os níveis de glicemia sanguínea e reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Da mesma forma, os alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes, têm sido associados a um menor risco de doenças cardiovasculares”, ressalta.

Abaixo, seguem alguns dos principais alimentos funcionais de origem vegetal e seus benefícios:
 
Tomate: Rico em licopeno, um importante antioxidante;
 

Frutas e Vegetais: São fontes ricas de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Exemplos incluem morangos, mirtilos, brócolis, espinafre, cenoura e batata-doce;
 

Linhaça: auxilia no controle da fome e saciedade;
 

Aveia: possui a beta-glucana, a qual é uma fibra que auxilia na diminuição da glicemia sanguínea, sendo capaz de auxiliar evitando picos glicêmicos.
 
"Uma alimentação saudável é composta por uma variedade de alimentos, e não apenas por alimentos funcionais. A busca pelo equilíbrio é fundamental, respeitando as necessidades individuais e seguir as recomendações de um Nutricionista para garantir uma rotina adequada e segura”, destaca.
 
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.
A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 117 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Para mais informações, acesse o site e o blog.
 
Contatos para a imprensa:
Deiwerson Damasceno
E-mail: deiwerson܂santoscogna܂com܂br

Telefone: (11) 98455-3620
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia