12/04/2024 às 10h54min - Atualizada em 13/04/2024 às 00h01min

Tortas Doquinha economiza 30% de energia em processo de congelamento com unidades condensadoras Danfoss

Câmara dotada de equipamentos com a tecnologia inverter proporcionou com um ganho significativo de economia de energia

Felipe Rariz
Danfoss

A Tortas Doquinha é uma indústria alimentícia que atua no Estado do Rio Grande do Sul desde 1990. Produtora de tortas, bolos, entre outros, a empresa possui quatro lojas na região metropolitana de Porto Alegre, bem como distribui para pontos de vendas localizados em diversas regiões do estado. 

Em 2023, a companhia investiu na expansão da unidade fabril, a partir de novos pavilhões de área de armazenamento de produtos secos e acabados. Parte do investimento foi voltada para aquisição de uma nova câmara de congelamento, cuja finalidade era ampliar o estoque de tortas prontas para suprir a demanda, que vem aumentando consideravelmente ano a ano. “Atualmente a produção já ultrapassou a casa de dezenas de milhares de tortas produzidas mensalmente, o que representa um crescimento de aproximadamente 26% ao ano”, destaca Jonas Martins da Silva, proprietário e representante da segunda geração da empresa familiar.

O executivo conta que procurou a Dufrio em busca de uma solução moderna, com alta confiabilidade e com baixa necessidade de manutenção. “O time de engenharia nos apresentou o projeto de uma câmara dotada de equipamentos com a tecnologia inverter, com um ganho significativo de economia de energia. Aceitamos a ideia prontamente”, relembra Jonas.

De acordo com o engenheiro da Dufrio, Rodrigo Barth, a tecnologia inverter é de suma importância para qualquer instalação frigorífica devido aos custos atuais de energia elétrica. "Devido à localização da instalação estar situada na região Sul, onde as estações possuem grandes variações de temperatura, o sistema se torna imprescindível”, ressalta.

Para equipar a câmara de congelamento, que opera a uma temperatura de -24ºC, foram instaladas cinco Unidades Condensadoras Optyma™ INVERTER da Danfoss, equipamento desenvolvido com tecnologia 100% brasileira. 

 “O cliente percebeu que a temperatura da câmara é atingida rapidamente e se mantém com estabilidade”, destaca o engenheiro de aplicação da Danfoss, David Vidigal, que complementa: “A câmara consegue atingir a temperatura ideal na metade do tempo, ou seja, 50% mais rápido que as outras câmaras frigoríficas com a mesma a aplicação, com o benefício adicional de redução no consumo de energia estimado em 30% em relação as unidades condensadoras com velocidade fixa, o que resultará numa importante economia financeira ao longo do ano”.

A Unidade Condensadora Optyma™ INVERTER é a primeira máquina com conversor de frequência para refrigeração comercial da América Latina.

De acordo com o Engenheiro de Vendas da Danfoss, Dorinel de Campos, o cliente se fidelizou à companhia tanto pela economia de energia que a solução garante quanto pelo apoio técnico disponibilizado desde o começo do projeto até a entrega da obra. “A Danfoss auxiliou o parceiro de negócios Dufrio desde o cálculo de capacidade, especificação dos equipamentos, reuniões com o cliente final para esclarecimento de dúvidas, até o pós-venda, período em que o time de aplicação da Danfoss acompanhou a instalação e o start-up dos equipamentos”.

O proprietário da Tortas Doquinha enfatiza os ganhos em relação ao projeto. “Temos um equipamento com alta flexibilidade e grande capacidade de armazenamento. Além disso, ele praticamente não gera ruído e ajuda a diminuir drasticamente o consumo de energia”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia