08/04/2024 às 12h13min - Atualizada em 09/04/2024 às 00h03min

Utilização do Free Flow na Rio-Santos cresce mais de 160% após um ano da implantação, aponta levantamento do Sem Parar com clientes de SP

Pesquisa realizada com motoristas da Região Metropolitana de São Paulo e de cidades do entorno da BR-101 mostram que, além do aumento no uso do free flow, o conhecimento sobre tecnologia do pedágio sem cancelas cresceu 29% no primeiro ano

Imprensa Sem Parar
Divulgação
A BR-101, mais conhecida como Rio-Santos, foi a primeira rodovia a receber o Free Flow no país, em 31 de março de 2023. Dados de um levantamento do Sem Parar realizado com motoristas da região metropolitana de SP e de cidades no entorno da BR-101 mostram que, um ano após a introdução da novidade, houve aumento de mais de 160% em sua utilização e crescimento de 29% no conhecimento dos motoristas a respeito da nova tecnologia.  
 
De acordo com a análise, em abril de 2023, 30 dias após o início da operação do free flow, apenas 5% dos motoristas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) haviam utilizado a tecnologia de pedágio sem cancelas. Após um ano, esse número subiu 160% e, atualmente, 13% dos motoristas da região afirmam já terem trafegado e utilizado o Free Flow na BR-101. 

 
Em um recorte mais regionalizado para medir o nível de conhecimento de motoristas no entorno da rodovia, o mesmo levantamento demonstrou aumento de 29% no nível de conhecimento sobre o free flow e seu funcionamento. Atualmente, 38,6% dos motoristas da região afirmam conhecer sobre a tecnologia contra 30% em 2023.  
 
Dados públicos do primeiro relatório do sandbox com a ANTT, divulgado em dezembro de 2023, informaram que 68% das transações de pedágio no free flow na Rio-Santos foram realizados com uma tag de pagamento automático. O uso da tag como forma de pagamento no free flow tem se mostrado a forma mais conveniente e econômica, já que permite que usuários desfrutem do Desconto Básico de Tarifa (DBT) e Desconto Frequente de Usuários (DUF).  
 
A pesquisa realizada pelo Sem Parar entrevistou 1067 clientes da RMSP e Região Metropolitana da Baixada Santista, de 4 a 14 de março.  
 
 
 


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