08/04/2024 às 16h02min - Atualizada em 09/04/2024 às 00h01min

Inquima lança adjuvante inédito com camada extra de proteção para insumos biológicos

Estudos preliminares mostram que novo TA35 Gold Bio mantém até 99% de viabilidade dos agentes biológicos, responsáveis pelo biocontrole de pragas e doenças agrícolas; produto foi apresentado durante o Biological Summit

Inquima
Divulgação

A Inquima, empresa pioneira em tecnologia de aplicação, referência em soluções nas linhas de Adjuvantes, Nutrição Foliar e Biológicos, apresenta ao mercado seu novo adjuvante TA35 Gold Bio, desenvolvido para reduzir a mortalidade dos agentes biológicos que atuam como biocontroladores de pragas e doenças agrícolas. O lançamento vem para complementar a linha de adjuvantes TA35, referência no mercado, amplamente utilizados no campo.

Desenvolvido em parceria com a Ideelab Biotecnologia, o novo adjuvante TA35 Gold Bio tem como principal inovação um “escudo” que protege os agentes biológicos que são inseridos nas caldas de aplicação para controle biológico de doenças de plantas. “De modo geral, os adjuvantes podem ter interferência negativa junto aos insumos biológicos, como bactérias e fungos que são inseridos nas caldas para combate aos insetos e pragas da lavoura. E é essa a principal diferença do TA35 Gold Bio: por meio de estudos em biotecnologia, criamos um produto que funciona como um escudo para esses insumos, aumentando consideravelmente a viabilidade desses agentes na aplicação”, afirma o gerente do portfólio de adjuvantes da Inquima, Mateus Gimenez.

O produto foi lançado durante o Biological Summit (4-5 de abril, realizado em São Paulo) e apresentado em detalhes pelo CEO da Ideelab Biotecnologia, Ronaldo Dalio. “Com base em nosso conhecimento sobre os fatores críticos para os microrganismos, sabemos que as misturas de calda de aplicação geram perdas de viabilidade significativas para os produtos biológicos. Por essa razão, desenvolver o TA35 Gold Bio em parceria com a Inquima é um orgulho, já que conseguimos apresentar um adjuvante específico para uso com biológicos e que assegura maior viabilidade e eficácia a campo”, afirmou.

Os adjuvantes são compostos que não possuem propriedades fitossanitárias e que são adicionados durante a preparação de caldas com defensivos. Esses compostos têm como objetivo melhorar a eficiência da aplicação, reduzindo perdas e garantindo que as plantas recebam a maior quantidade do ingrediente ativo, com melhor controle fitossanitário e maior eficiência. Além disso, os adjuvantes proporcionam redução de deriva, aumentando a segurança para culturas vizinhas e animais, redução do risco de contaminação de cursos d’água, solo e subsolo e dos resíduos nos alimentos e no meio ambiente, sendo uma solução ambientalmente responsável.

O TA35 Gold Bio é produzido a partir de óleo metilado de soja e, quando adicionado à água, forma uma nanoemulsão translúcida que proporciona total estabilidade e segurança nas aplicações.

Estudos preliminares indicam que a viabilidade celular dos insumos biológicos com a aplicação de TA35 Gold Bio pode chegar a 96% para Bacillus amyloliquefaciens, que ajuda no combate da Antracnose (​​Colletotrichum truncatum), uma das principais doenças da soja, que causa necrose dos pecíolos, manchas nas folhas, hastes e vagens, queda total das vagens ou deterioração das sementes em colheita retardada, entre outras doenças. O TA35 Gold Bio também é eficaz em manter a viabilidade de 87% dos fungos (organismos normalmente mais sensíveis do que as bactérias), como o Beauveria Bassiana, fundamental no controle biológico da cigarrinha-do-milho.

De acordo com a gerente de portfólio de biológicos da Inquima, Andressa Cazetta, o uso de agentes como bactérias e fungos no controle de pragas é um caminho sem volta na agricultura. “Trabalhar apenas com o controle químico já não é mais tão efetivo. Os biológicos vieram para produzir o casamento perfeito, preservando o meio ambiente e colocando o que a natureza nos oferece para combater as pragas das lavouras. Ter um produto que seja um escudo para esses agentes biológicos na calda de aplicação de defensivos é a melhor forma de proteger a produtividade na hora da colheita”, afirmou.

“A biotecnologia tornou possível fazer a natureza contra-atacar, usando bactérias e fungos para combater pragas e doenças que destroem as lavouras. Hoje, o Brasil é um dos principais países no desenvolvimento de insumos biológicos para a agricultura. O mundo está olhando para nós”, explicou Andressa.

O TA35 Gold Bio estará à venda nos principais distribuidores agrícolas a partir de junho de 2024.

Sobre a Inquima

A Inquima é pioneira em Tecnologia de Aplicação, antes mesmo que esse conceito fosse conhecido no Brasil. Com equipe especializada, produtos e serviços inovadores, a empresa faz agricultura eficiente fornecendo soluções integradas ao mercado de especialidades. Há mais de 20 anos no Brasil, a Inquima investe em pesquisa e desenvolvimento para fornecer soluções eficientes e sustentáveis. Atualmente o Grupo Inquima é formado também pelas empresas: Alltec Bio (empresa de agroquímicos na Argentina e Bolívia), TopAgro, Intellicrops, Inquima Nutrição Animal, Brawir e Ideelab. Para mais informações, acesse: www.inquima.com.br

Sobre a Ideelab

A Ideelab é uma empresa brasileira especializada em conectar as inovações científicas ao setor agronômico, promovendo soluções biotecnológicas e sustentáveis através do desenvolvimento de produtos, prestação de serviços e transferência de tecnologias personalizadas para a agricultura mundial. Para mais informações, visite www.ideelab.com.br

Foto: Equipe Inquima, Ideelab e os parceiros da 3Tentos e Agro Jangada

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia