05/04/2024 às 14h05min - Atualizada em 08/04/2024 às 00h00min

Dia Mundial da Saúde: apenas 9% dos brasileiros estão satisfeitos com o atendimento hospitalar

Rede Mater Dei de Saúde consegue manter indicadores de excelência superiores às médias de mercado, aliando atendimento humanizado à tecnologia de ponta em medicina

Assessoria
Rede Mater Dei

No Dia Mundial da Saúde, nada mais importante do que saber se o brasileiro está satisfeito com os atendimentos em saúde que recebe no país. As respostas não são animadoras mas indicam caminhos importantes para a saúde suplementar. Pesquisa realizada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), sobre a satisfação do brasileiro com a saúde suplementar, indica que 43% considera a saúde em geral ruim ou péssima, 45% a classificam como regular, e apenas 9% acham boa ou ótima. Mas na Rede Mater Dei de Saúde, estruturada com nove hospitais em quatro estados brasileiros, esse cenário é diferente, não à toa, que desde sua fundação em 1980, possui uma preocupação constante com o paciente e aplica há 20 anos uma metodologia para medir o sucesso de cada tratamento. “Com o propósito de demonstrar o comprometimento e a preocupação com a qualidade, o time de governança clínica e corporativa de Mater Dei realiza o monitoramento dos indicadores de desempenho, comparáveis às metas definidas pelas sociedades médicas de referência. É uma das nossas estratégias para acompanhar e elevar constantemente a excelência no atendimento aos pacientes”, explica José Henrique Dias Salvador, CEO da Rede. 

Os indicadores

Sim, é possível medir a eficiência dos hospitais por meio de métricas. Um exemplo de indicador é o tempo médio de permanência do paciente no hospital, sendo 3,9 dias na Rede Mater Dei de Saúde comparado com 4,3 dias no dado referência da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Diante desse cenário, pacientes e operadoras acabam sendo beneficiados, já que a Rede desponta como um pólo de excelência não só no atendimento às pessoas, adotando também  uma gestão inteligente que considera todos os atores do ecossistema da saúde. 

Outro indicador que chama a atenção está relacionado ao setor da maternidade. O Brasil tem uma das maiores taxas de cesáreas do mundo, mas às diretrizes da Organização Mundial da Saúde e recomendações de boas práticas da área aconselham privilegiar o parto vaginal sempre que não houver complicações. Diante disso, a taxa de parto vaginal da Rede Mater Dei de Saúde fica em 33,1, comparado com 22,9 na média da Anahp. “Agora em 2024 completamos 20 anos do trabalho consistente que fizemos com excelência clínica. Para a Rede Mater Dei esse trabalho se tornou uma estratégia fundamental para impulsionar a eficiência e perenidade da saúde suplementar, queremos atender aos pacientes de maneira humanizada, diferenciada e personalizada, à prática fundamentada na melhor evidência técnica e científica e respeitando os melhores princípios da segurança e qualidade”, finaliza o CEO. Acompanhe, a seguir, outros indicadores que evidenciam a excelência da Rede. E uma história comovente sobre como aplicar humanidade no dia a dia do hospital. 

Humanização e foco na satisfação colocada em prática pelo fundador

O calor humano é um dos valores de Mater Dei e, quando aplicado com frequência e metodologia, impulsiona as métricas de saúde. Isso acontece nos hospitais de Mater Dei desde a sua fundação e de forma bem concreta. Dr. Salvador, fundador da Rede, tinha o costume de circular pelos corredores e conversar com os pacientes para saber se eles estavam sendo bem atendidos. Nas conversas, aprendia com os pacientes e, diante das insatisfações, acionava imediatamente a área responsável para solucionar a queixa. Criou-se, assim, o jeito Mater Dei de Ser, uma maneira de atuar com  resolutividade, agilidade e eficiência, aumentando efetivamente o bem-estar do cliente.

Ao longo dos anos, o projeto passou a ser aplicado em todas as unidades, dessa forma as lideranças assistenciais possuem uma escuta ativa dando voz aos pacientes para que participem ativamente do seu atendimento e construindo cada vez um atendimento de excelência.

Os números que indicam excelência no atendimento

  • 56,5 minutos - tempo entre a chegada do paciente no hospital e a aplicação de tratamento para restaurar o fluxo sanguíneo em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A média protocolada pela American Stroke Association é de 60 minutos. 
  • 81 minutos - intervalo entre a chegada do paciente ao hospital e o diagnóstico/início tratamento em casos do Infarto Agudo do Miocárdio. Segundo a American Heart Association a média esperada é de 90 minutos.
  • 3,9 dias - Média de permanência de internação de pacientes na rede Mater Dei de Saúde, enquanto que o valor da ANAHP é de 4,3 dias.
  • 2 a 3 vezes - A Rede Mater Dei tem bons resultados na atenção à saúde de pacientes oncológicos, com tempo de sobrevida duas, em alguns casos até três vezes acima das referências mundiais.


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