05/04/2024 às 14h12min - Atualizada em 08/04/2024 às 00h00min

Dengue está fora de controle: como se proteger do mosquito?

É bom ficar atento aos sintomas da dengue desde o começo

Aroldo Antonio Glomb Junior
www.kakoi.com.br
Divulgação
O Brasil enfrenta uma epidemia de dengue desde as primeiras semanas de 2024, quando mais de 217 mil casos de dengue foram registrados e esses números só cresceram.  A transmissão da doença pela picada do mosquito Aedes aegypti acontece quando a pessoa recebe o vírus na picada e, após um período de incubação, esse mesmo mosquito leva o vírus para outras pessoas. 

Segundo o médico Aarão Barreto, formado em medicina em 2010 pela Universidade de Pernambuco, residente de clínica médica e medicina intensiva, é bom ficar atento aos sintomas da dengue desde o começo:


“É fácil confundir com uma gripe, por exemplo, pois os sintomas iniciais são parecidos. Tem febre alta, dores de cabeça e no corpo, sensação de fraqueza, dores nos olhos e algumas erupções cutâneas. Náuseas e vômitos podem acontecer também, portanto são sinais de alerta para correr para procurar ajuda médica”.

O que fazer se tiver dengue?
Repouso, hidratação e acompanhamento médico desde o começo são as armas para lutar contra a enfermidade. No entanto, Barreto explica que a prevenção da dengue é a melhor opção e pode começar com pequenas ações em casa mesmo:

“Manter a casa limpa, e o local de trabalho também. Limpo, entenda-se, evitar acúmulo de água em locais abertos, como pneus e vasos.  É assim que acontece a proliferação do mosquito. Em caso de surtos, vale usar roupas que minimizem a exposição da pele podem proteger contra as picadas do inseto, assim como mosquiteiros, telas para janelas e portas e repelentes”.

Os repelentes, aliás, ajudam muito desde que usados conforme as instruções do rótulo e podem ser usados em ambientes fechados.
Principais sintomas da dengue:
Febre alta (> 38,5°C)
Dores musculares intensas
Dor ao movimentar os olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia