03/04/2024 às 14h37min - Atualizada em 07/04/2024 às 00h02min

Nutrição é parte essencial de estratégia para fortalecer imunidade dos bovinos

A imunidade é um dos principais componentes para garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos bovinos, além de desempenhar papel fundamental na produtividade da pecuária

Fernanda de Souza Martins
Crédito - Divulgação
A imunidade é um dos principais componentes para garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos bovinos, além de desempenhar papel fundamental na produtividade da pecuária. A atividade enfrenta muitos desafios, incluindo prejuízos causados por infecções e parasitas, que podem chegar a cerca de US$ 14 bilhões anualmente. 
É comum os animais enfrentarem deficiências de aminoácidos, vitaminas e oligominerais em suas dietas naturais. Essas deficiências podem prejudicar a saúde geral dos bovinos, comprometer sua capacidade reprodutiva, o crescimento e a produção de leite, além de torná-los mais suscetíveis a doenças”, explica o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para Grandes Animais da Pearson Saúde Animal.
Ao fortalecer a imunidade do rebanho, os pecuaristas reduzem significativamente a incidência de doenças, como infecções respiratórias e gastrointestinais, que afetam negativamente o desempenho dos animais e a rentabilidade da fazenda. Além disso, animais saudáveis tendem a converter alimentos de forma mais eficiente, o que resulta em mais ganho de peso, maior produção de leite e melhor qualidade da carne. 

“Bovinos com o sistema imunológico bem desenvolvido respondem de forma eficaz a infecções, reduzindo assim a morbidade e a mortalidade no rebanho. A imunidade resistente está ligada à eficiência, resultando em produção de nutrientes e, consequentemente, maiores ganhos”, completa Vechiato. 
Produtos que promovem a saúde imunológica dos bovinos desempenham papel importante no programa de manejo nutricional. Um exemplo disso é Aminofort, da Pearson Saúde Animal. Sua formulação fortalece o sistema imunológico dos animai, uma vez que a composição balanceada de nutrientes essenciais fornece os recursos nutricionais necessários para apoiar as defesas naturais do organismo, contribuindo para a saúde e o bem-estar do rebanho. 
Sobre a Pearson
A Pearson Saúde Animal, com mais de um século de experiência, adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e a humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além do mais, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2021, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal. Para mais informações, visite o site https://pearsonsaudeanimal.com/.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia