02/04/2024 às 10h18min - Atualizada em 04/04/2024 às 00h01min

Com aumento de safras, Seminário Internacional do Café vai apontar caminhos para setor aproveitar o bom momento

Produção cresceu nos três últimos anos, fato pouco comum em mais de 140 anos

Gabriela Nebot
divulgação ACS
O Brasil se prepara para um fato pouco comum no que diz respeito à produção de café. Neste ano, o setor espera pelo terceiro aumento seguido em safras colhidas, fato que ocorreu somente sete vezes em 144 anos. Encontrar caminhos, para que o mercado aproveite este bom momento, é um dos objetivos do 24º Seminário Internacional do Café de Santos, que acontece em maio próximo.

As informações citadas acima fazem parte de um levantamento da agência de notícias Reuters. Aliás, as informações da empresa citada vão ao encontro do que foi constatado em um estudo do Observatório do Café, o qual prevê que a safra deste ano será 5,5% superior à de 2023.


De acordo com o diretor da EISA e vice-presidente da Associação Comercial de Santos, Carlos Alberto Santana, os números são comemorados pelo segmento cafeeiro. Contudo, ele fez uma ressalva.

“O país não está, somente, diante de uma grande oportunidade, mas também de desafios logísticos, que precisam ser discutidos entre os setores público e privado. Justamente por isto, é fundamental debater rumos e desenvolver mecanismos, a fim de que todo o setor conquiste grandes resultados nos próximos anos”, afirmou, citando que “a produção que mais cresce é a do café Robusta, que pode tornar o Brasil o maior produtor do mundo.

Ainda, Carlos Santana, afirma que o Brasil deve se preparar em várias esferas, para que garanta mais safras recordes. Por sinal, já existe a perspectiva de que, em 2025, a produção siga em alta.

O Seminário Internacional do Café 2024

A fim de contribuir para que os números sejam cada vez mais satisfatórios, o evento trará ao público especialistas renomados. Um deles é Ricardo Amorim, considerado pela Revista Forbes o economista mais influente do Brasil. O outro é Hugo Rodrigues, publicitário santista escolhido para substituir Washington Olivetto na WMcCann. Eles falarão, respectivamente, de economia e marketing/publicidade.

Além disso, o evento, que é organizado a cada dois anos pela Associação Comercial de Santos (ACS), contará com palestras sobre diversos temas. Por exemplo, haverá painéis com os seguintes assuntos: Os desafios da Infraestrutura para o Desenvolvimento do Porto de Santos; Painel Mercado Café - CEOs: O excedente atual é suficientemente grande para satisfazer as necessidades do mercado?; O novo cenário do fluxo do comércio global de café em tempos de ESG; Painel Mercado Café - Empresas: Demanda - o futuro do uso da cafeína como bebida e outras formas de consumo; e A Força do Café Brasileiro e a Marca 'Cafés do Brasil'."

A programação também vai proporcionar intervalos, com o objetivo de permitir que ocorram reuniões, visitações e networking entre os inscritos. Ao término, acontece uma festa, encerrando os trabalhos.

Marcado para ser realizado entre 21 e 23 de maio, no Blue Med Convention Center, em Santos, o Seminário Internacional do Café está com inscrições abertas. Os interessados em participar devem acessar o site www.seminariocafesantos.com.br, para garantirem presença.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia