01/04/2024 às 17h33min - Atualizada em 02/04/2024 às 00h00min

Unisa realiza campanha de prevenção ao câncer labial em Santos

No dia 27/4 o mutirão da saúde irá percorrer as praias de Santos; ao todo 40 cirurgiões dentistas participam do projeto de conscientização no litoral paulista

Unisa
Unisa
Divulgação

Com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção do câncer labial, a Universidade Santo Amaro (Unisa) – uma das mais importantes faculdades médicas do país – realiza levantamento epidemiológico em Santos, no litoral paulista.  A iniciativa integra o projeto de atividade de extensão e responsabilidade social da Universidade. Neste projeto a Unisa mobilizará 40 cirurgiões dentistas para percorrerem a orla santista, entre o Emissário Submarino e o Aquário, no dia 27/4, a partir das 10hs. 

A campanha idealizada e conduzida pelo professor do programa de mestrado e doutorado da Universidade Santo Amaro (Unisa), Caio Vinicius Gonçalves Roman Torres, nas últimas três edições (2019, 2022 e 2023) mais de 500 vendedores ambulantes pessoas que exercem atividade na praia foram atendidas. Destes, cerca de 130 foram encaminhados para avaliação das alterações labiais e atendimento odontológico conforme as necessidades. Os exames e tratamento são realizados no Centro de Especialidades da Prefeitura de Santos. Na campanha deste ano novamente teremos a van de odontologia da prefeitura de Santos, que estará presente realizado avaliações, exames e intervenções para os ambulantes que possam se descolar até a unidade móvel. 

De acordo com o professor Caio, o cuidado preventivo e o diagnóstico precoce são fatores decisivos no processo de remissão da doença e na cura do câncer. “O diagnóstico tardio traz complicações e formas de tratamentos mais evasivas com até mesmo a retirada de parte dos lábios”, esclarece Torres. Ainda segundo o professor, a população deve estar atenta aos fatores de riscos associados ao câncer labial. “Pessoas com predisposição com exposição excessiva ao sol devem realizar exames periódicos”, pontua o doutor. 

Para a realização da ação serão montadas tendas na areia para realização dos atendimentos. No local também serão distribuídos panfletos informativos com orientações sobre autoexame e proteção solar. Durante os atendimentos, caso seja identificado algum quadro grave pelos profissionais da saúde a pessoa recebe encaminhamento para ações preventivas e de saúde.  


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia