01/04/2024 às 21h05min - Atualizada em 02/04/2024 às 00h00min

Caminhada na Barra destaca dia de conscientização sobre o Autismo

Ama, Palmares, Centro Mundo dos Anjos e outras instituições organizam evento que vai acontecer na Barra, no sábado (06). Ação visa ampliar visibilidade e pedir mais políticas públicas para pessoas autistas.

PR Mídia Press
Divulgação

Celebrado em 02 de abril e instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2007, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo tem por objetivo disseminar conhecimento e abrir discussão sobre as necessidades e direitos das pessoas autistas. No mês em que especialistas e familiares de pessoas autistas se unem para ampliar a luta por respeito e inclusão - conhecido como Abril Azul - o Centro Mundo do Anjos, a  Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), a Palmares Centro de Estudos e Assessoria por Direitos e outras instituições organizam a tradicional caminhada que visa ampliar a visibilidade sobre a neurodiversidade, buscando apoio da sociedade. O evento acontece, no sábado, 06 de abril, às 8h00, com concentração dos participantes no Morro do Cristo, e percurso realizado até o Farol da Barra. 

Neste ano, o tema da campanha nacional “Valorize as capacidades e respeite os limites” enfatiza a necessidade de compreensão das diferentes habilidades e condições das pessoas autistas. Segundo Laura Ferraro, fonoaudióloga e fundadora do Centro Mundo dos Anjos, é preciso conscientizar a sociedade e os órgãos públicos quanto a necessidade de inserção social, acesso a tratamentos especializados e ampliação de escolas inclusivas, “Nós,  familiares, profissionais da saúde e educação e organizações não governamentais, vamos às ruas para pedir apoio aos aliados à causa, destacando  que este é um dia de luta pela visibilidade e inclusão de pessoas autistas”, afirma. 

Vestindo azul e realizando a soltura de balões, a ação pede mais políticas públicas para pessoas neurodiversas, assim como preparo de professores e profissionais que assistem as crianças em ambientes educacionais. “Convidamos a sociedade e famílias de pessoas com autismo a participar da caminhada, que simboliza a nossa união. Todo apoio é bem-vindo para ampliar o alcance da nossa ação”, finaliza Laura. Mais de mil pessoas devem participar da caminhada.  

 

Sobre o TEA

Transtorno do neurodesenvolvimento ainda sem indicação de causas específicas, o Transtorno de Espectro Autista (TEA) - como vem sendo chamado - pode ter diferentes apresentações e gravidades. O diagnóstico do TEA é fechado por um médico psiquiatra ou  neuropediatra, ao identificar as principais características do paciente: atrasos e dificuldades na comunicação e fala, comportamentos restritos, rígidos e repetitivos, dificuldade em interação social, além de alterações sensoriais.

O tratamento do autismo pode ser composto pela realização de terapias interdisciplinares com os profissionais da psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicomotricista, fisioterapia, psicopedagogia, musicoterapia e nutrição. E precisa ocorrer de maneira sistemática e semanal atendendo a individualidade de cada criança/pessoa e por isso se faz importante uma avaliação detalhada e com profissional especializado, a fim de nortear quais as prioridades e encaminhamentos o paciente precisa.

Centro Mundo dos Anjos

Com foco na avaliação, diagnóstico e tratamento do autismo, apraxia de fala, alterações de aprendizagem, terapias diversas e reabilitação, o Centro Mundo dos Anjos, em Salvador, vem promovendo a melhoria contínua das habilidades infantis, através de 17 serviços multidisciplinares em nove áreas da saúde e educação. Ao longo dos seus oito anos de atuação, mais de 600 famílias já foram acolhidas e cuidadas no centro interdisciplinar.

Atualmente mais de 100 especialistas atuam no tratamento infantil, com intervenções realizadas em espaços lúdicos, com 13 salas temáticas inspiradas no mundo animal, para que as crianças possam explorar a natureza em diferentes espaços. A clínica ainda oferece atendimento online, consultoria, atendimento domiciliar e orientações às escolas, o que torna o processo de acompanhamento mais acessível para algumas famílias, cuidando das crianças em seus ambientes cotidianos, atingindo todos os contextos nos quais elas estão inseridas, facilitando a ambientação e orientação familiar e inserção social desses indivíduos na sociedade.  


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia