28/03/2024 às 07h55min - Atualizada em 28/03/2024 às 07h55min

Tinta inseticida vendida no Brasil mata mosquito transmissor da dengue

Diante do aumento de casos, a tinta inseticida pode ser uma boa alternativa contra o Aedes aegypti

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

O combate à dengue ganhou um novo aliado: além dos repelentes disponíveis, o mercado disponibiliza uma tinta inseticida que mata o vetor da doença. Além da dengue, que avança rapidamente neste início de ano, o mosquito também transmite o zika vírus e da chikungunya. 

Assustada, a população se vê diante da necessidade de encontrar alternativas para combater o Aedes aegypti. A tinta Carbapaint10 aparece com a promessa de proteger casas e quaisquer outras construções, como escolas e hospitais, contra o vetor.

 
 

Produzido na Espanha e vendido pela Inesfly Brasil, o produto possui uma tecnologia de ingredientes ativos, produtos naturais e biocida. Eles são colocados em uma microcápsula e são liberados de forma controlada. A tinta tem duração de até dois anos e não oferece riscos para humanos ou animais.

A tinta inseticida tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser vendida no Brasil. Em 2022, o Ministério da Saúde divulgou um ofício apontando que a tecnologia está “dentro dos parâmetros mínimos” exigidos pela pasta e se mostrou eficaz.

A Secretaria de Saúde do México, em parceira com o Hospital Infantil Frederico Gómez, também recebeu a aplicação da tinta. A pasta considerou os resultados satisfatórios contra o Aedes aegypti, com mortalidade do inseto variando entre 96% e 99% em um ano.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia