28/03/2024 às 07h53min - Atualizada em 28/03/2024 às 07h53min

Mulheres viciam mais rápido em nicotina, aponta estudo

Pesquisa apontou relação entre consumo de nicotina e proteínas estimuladas por hormônio feminino

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

Um estudo apresentado nesta terça-feira (26) no encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular apontou que mulheres podem se tornar dependentes da nicotina mais rapidamente e com menos exposição do que homens. Segundo cientistas, o organismo feminino pode funcionar como um ciclo de retro-alimentação para o vício em cigarros.

O estrogênio, principal hormônio sexual feminino, potencializa os efeitos viciantes da nicotina. “Essa interação entre hormônios pode explicar por que as mulheres têm menos sucesso em parar de fumar e se tornam dependentes com menos cigarros consumidos”, explicou a bioquímica Sally Pauss, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, principal autora do estudo.

 
 

Segundo os pesquisadores, o hormônio  ativa proteínas do sistema nervoso chamadas olfatomedinas, que ficam mais adormecidas em homens. Elas estão presentes nas partes do cérebro relacionadas a recompensas e vícios, o núcleo accumbens.

Com isso, a nicotina  inativa as olfatomedinas, “simplificando” o caminho dos impulsos elétricos na região, o que potencializa a sensação de recompensa do hábito de fumar. Quanto mais se fuma, mais as proteínas se tornam dependentes da substância.

“Nosso objetivo é entender como o estrogênio impulsiona o consumo de nicotina através das olfatomedinas, o que poderia ajudar a conceber medicamentos capazes de bloquear esse efeito, restaurando as vias alteradas pela substância viciante. Temos esperança que essas drogas tornarão mais fácil para as mulheres abandonar o hábito de fumar”, indica Pauss.

Pesquisa

Para a pesquisa, foram cultivadas células uterinas humanas em ratas sem ovário, levando à produção de estrogênio humano nos animais. A ação permitiu entender como o hormônio alteraria o cérebro dos camundongos e como isso posteriormente levaria a mudanças com o uso da nicotina.

Segundo os resultados, houve um aumento das olfatomedinas no núcleo accumbens dos ratos a partir do uso de estrogênio humano. A área parece ter se envolvido em um ciclo vicioso para impulsionar a dependência da nicotina, ainda que isso seja mais difícil de avaliar em ratos que em humanos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia