27/03/2024 às 14h51min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h04min

Haus Decor Show: estande Morada das Cores teve artesanato e cores como estrelas do ambiente

Espaço foi inspirado na paleta de cores da Sherwin-Williams em homenagem à Janete Costa. Cesto de dois metros de altura produzido com fibra de ouricuri de forma inédita decorou o ambiente.

Alice Bettencourt
Crédito: Wesley Izidoro

O espaço em homenagem à lendária arquiteta e designer pernambucana Janete Costa (1932 – 2008), no estande em formato de condomínio Morada das Cores, teve as tonalidades da nova paleta Cores de Janete da Sherwin-Williams e o artesanato brasileiro como estrelas do ambiente. De forma inédita, as mulheres ribeirinhas da Associação das Artesãs do Pontal de Coruripe, de Alagoas, confeccionaram um cesto de dois metros de altura com fibra de ouricuri, para ocupar com imponência o espaço e colocar o trabalho feito à mão em grande destaque dentro da Haus Decor Show 2024.

O local também teve um pássaro feito pelo Salvinho, artesão da Ilha do Ferro, povoado que é polo de produção de artesanato e arte popular no Brasil, além de furos no teto e sons de pássaros que representam os voos de Janete pelo mundo. Tudo com muita leveza. O artista e designer que assina o ambiente, Rodrigo Ambrosio, explicou que o conceito por trás do estande busca traduzir o pensamento de Janete, que foi disruptiva no uso das cores e pioneira na pesquisa e na curadoria da arte popular brasileira, mas também causar uma certa descompressão para quem visita a feira. “Ela tinha uma relação forte com as cores, com os jardins, com o lúdico e com o modernismo, todos esses elementos estão presentes em um ambiente leve e divertido”, explica Ambrosio. Outros elementos presentes na decoração foram balanços, desenhados exclusivamente, cuja disposição simula o voo dos pássaros e brises modernistas, movimento artístico e cultural que inspirava o trabalho de Janete..

A Sherwin-Williams criou a paleta especial Cores de Janete em parceria com Lúcia e Mario Santos e Roberta Borsoi, filhos da artista, com direção criativa de Rodrigo Ambrósio. A coleção conta com 12 cores, sendo seis delas criadas especialmente para a homenagem; e as outras seis selecionadas dentro do catálogo Sherwin-Williams, com base em uma cuidadosa curadoria que levou em conta o legado e o universo único da Janete Costa. “É uma seleção que mistura tons quentes, vibrantes e terrosos, que remetem ao artesanato e à cultura brasileira, trazendo o aconchego e a alegria dos lares nacionais”, diz Patrícia Fecci, especialista em cores e gerente de marketing da Sherwin-Williams.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia