27/03/2024 às 16h46min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h03min

Especialista em direito migratório explica as mudanças do ETIAS a partir de 2025

Advogada alerta os brasileiros

Andrea Feliconio
www.afconexao.com.br
Livia Suassuna
Especialista em direito migratório explica as mudanças do ETIAS a partir de 2025
 
Dra. Livia Suassuna, conceituada advogada de imigração, acaba de compartilhar sua perspectiva sobre o impacto do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS) para os brasileiros que planejam visitar a Europa.

 
Com vasta experiência em questões migratórias, Livia ressalta a relevância de estar bem-informado sobre as mudanças nas políticas de imigração europeias.
O ETIAS, um sistema eletrônico de autorização de viagem, está programado para entrar em vigor a partir de 2025, exigindo que os viajantes brasileiros obtenham autorização prévia antes de embarcar para países da União Europeia ou do Espaço Schengen. Esta iniciativa visa reforçar o controle nas fronteiras, prevenir ameaças terroristas e combater a imigração ilegal, de acordo com Suassuna.
 
“Para os brasileiros, que atualmente desfrutam de isenção de visto para viagens turísticas à Europa, o ETIAS representará uma mudança significativa. O processo de obtenção do ETIAS será totalmente online e desburocratizado, conforme explicado por Livia. Os viajantes serão obrigados a preencher um formulário online, fornecer informações básicas e pagar uma taxa de 7€ (gratuita para menores de 18 anos e maiores de 70 anos). Após a aprovação, a autorização ETIAS será válida por três anos, permitindo múltiplas viagens à Europa com estadias de até 90 dias a cada período de 180 dias”, enfatiza a advogada.
 
Para Dra. Livia, é crucial distinguir entre o ETIAS e o visto tradicional. Enquanto o ETIAS é destinado a estadias de curta duração para fins turísticos, o visto tradicional continua sendo necessário para aqueles que desejam trabalhar ou residir na Europa.
 
A especialista em direito migratório, que trabalha e mora em Londres há muitos anos, reforça a importância de estar atualizado sobre as regulamentações de imigração e planejar com antecedência para garantir viagens tranquilas e sem problemas. Com a implementação iminente do ETIAS, é fundamental que os brasileiros estejam cientes das mudanças nas políticas de viagem para a Europa.
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia