27/03/2024 às 13h09min - Atualizada em 27/03/2024 às 13h09min

Lula e Macron lançam plano de economia sustentável na Amazônia

Projeto celebra a união do Brasil e da França pela preservação do meio ambiente

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

O presidente Lula (PT) lançou, nesta terça-feira (26), um plano que visa arrecadar mais de 5 bilhões de reais para investir em projetos de economia sustentável na Amazônia Legal e na Guiana Francesa. A iniciativa acontece em parceria com o presidente da França, Emmanuel Macron.

O anúncio aconteceu no início da visita de Estado de Macron ao Brasil e faz parte de uma agenda internacional. Ambos os líderes vão impulsionar o tema em preparação para a COP30 do clima em Belém, no próximo ano.

Segundo o plano de ação divulgado pelo governo Francês, o objetivo é arrecadar 1 bilhão de euros [R$ 5,38 bilhões] de investimento público e privado nos próximos quatro anos. 

 

O documento diz que o plano pretende combinar a conservação e gestão sustentável das florestas com a valorização econômica de seus territórios. Além disso, citam a importância de colocar os povos indígenas e as comunidades locais no centro das decisões.

Em um gesto simbólico em alusão ao projeto, Macron iniciou sua visita em Belém, onde foi recebido por Lula.

Depois de se encontrarem na capital paraense, os dois foram à ilha do Combu, onde visitaram uma microempresa de produção de cacau, deixando a lição de que o desenvolvimento econômico e a proteção do meio ambiente podem andar juntos.

Na quarta-feira (27), o presidente francês visitará a base naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e posteriormente viajará a São Paulo e Brasília.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia