27/03/2024 às 07h45min - Atualizada em 27/03/2024 às 07h50min

Babalorixá acusa padre da Igreja Nossa Senhora dos Mares de intolerância; Arquidiocese rebate

Adriano Santos denunciou situação nas redes sociais; em nota, Arquidiocese afirmou que acompanha o caso

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

O babalorixá Adriano Santos acusa o padre Manoel da Paixão Gomes do Prado, da Igreja dos Mares, em Salvador, de intolerância religiosa. O caso teria acontecido na última sexta-feira (22).

Adriano, segundo relatou, foi até o local com dois iaôs - filhos de santo em iniciação no Candomblé - para receber a bênção do padre, o que alguns terreiros costumam fazer em razão do sincretismo religioso. 

 
 

Vestidos com roupas da religião de matriz africana, ele e os iaôs teriam sido expulsos pelo padre. "O padre parou a missa e mandou a gente sair, disse que eu estava desrespeitando a religião dele", relatou.

Ao questionar o motivo da reação, o religioso teria respondido que "não tinha como haver dois cultos". "Respondi que não havia dois cultos, que os meninos estavam ali só para ver a missa. Como ali é uma casa de Deus, eu acho que ele não deveria colocar ninguém para fora", argumentou Adriano.

Depois de sair da igreja, o grupo denunciou o caso à Polícia Civil e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). A situação é investigada pela Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid).

Outro lado

Em nota, a Arquidiocese de Salvador afirmou que "está acompanhando atentamente, em vista da justa apuração do ocorrido". De acordo com a entidade religioisa, "o referido sacerdote, no exercício do seu ministério, conforme o proceder do clero, nesta Arquidiocese, não tem favorecido a discriminação e o desrespeito entre as religiões, nem adotado postura racista de qualquer natureza, pautando-se sempre pelo zelo pela celebração eucarística".

"A Arquidiocese de São Salvador da Bahia tem valorizado e promovido o diálogo inter-religioso, contando com uma Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, participando de iniciativas que visam a superação da intolerância religiosa e a convivência fraterna, respeitosa e pacífica entre os membros das diversas confissões religiosas. Portanto, repudia quaisquer atos de intolerância religiosa, defendendo o profundo respeito aos lugares de culto, aos próprios cultos e aos seus participantes", adicionou.

"Esperamos que as repercussões do fato em questão não venham a prejudicar o importante Diálogo Inter-Religioso em curso nesta Arquidiocese; ao contrário, sejam ocasião para o aprimoramento das orientações pastorais, no cumprimento da legislação canônica e civil", finalizou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia