22/03/2024 às 16h47min - Atualizada em 23/03/2024 às 00h00min

MPB - Sys faz um convite de reflexão e desafia as normas sociais no single “Hoje”

Com letra poética e provocativa, a música funde MPB swingada, jazz pop, funks e percussão

Matheus Luzi
42 Fotografia

“Hoje” é o primeiro single da discografia solo e autoral da escritora, cantora e compositora mineira Sys. Com letra poética e críticas afiadas às questões sociais e humanas, a música segue uma sonoridade “MPB swingada, com uma influência bem sutil de jazz pop, uma forte presença da percussão e uns toques funks ao estilo Stevie Wonder no teclado”, como a própria artista a define.

Ouça nas plataformas de streaming

A sonoridade agitada e desenvolta de “Hoje” ambienta uma mensagem séria. “Esta música é uma peça provocativa que desafia as normas sociais e convida os ouvintes a refletirem sobre questões profundas da vida moderna. Inspirada nas minhas vivências enquanto artista na busca por estabilidade, trata de temas como desilusão, busca de identidade e resistência contra estruturas estabelecidas.”, descreveu Sys.

Os versos provocativos de “Hoje” são frutos da insatisfação que a artista viveu durante um período de sua vida. “Esta música é um produto de vários momentos em que enfrentava dificuldades para me ajustar em uma busca profissional que não fazia sentido para mim e me adequar a uma série de circunstâncias de um mundo excessivamente pragmático em que não havia espaço para aplicar o conhecimento de vida adquirido na minha trajetória acadêmica (principalmente, como estudante de filosofia) e artística.”, disse.

Escritora e compositora atuante desde 2005 (com intervalos), Sys começou na adolescência a registrar letras musicais, textos de gêneros variados e histórias. Neste período, integrou bandas e com elas tocou em bares e eventos de Belo Horizonte, sua cidade natal. Atualmente, Sys é autora de dois livros, e contribuiu em coletivos de arte independentes, antologias e revistas acadêmicas (é mestre em Filosofia pela UFMG).

Na música, Sys se dedica e nutre paixão por todos os processos: composição, gravação, produção etc. Chegou a se formar em produção musical na DJ Ban (capital paulista). Sua musicalidade é formada, em especial, por influências como indie rock, música africana, Motown/soul, trilhas instrumentais, synth-pop, música francesa, MPB, pop (mainstream e indie), eletrônica (trance e house), rock progressivo e bossa nova.

O lançamento de “Hoje” é, portanto, o resultado dessa trajetória. Com produção musical de Rafael Raseck, a canção já está disponível em todas as plataformas de streaming, enquanto outras duas músicas deverão ser lançadas nos próximos meses.

 

LETRA

Hoje não vai ter comida, não vai ter história, não vai ter amor

Pegue sua senha e aguarde no canto da sala ao final do corredor

Hoje vou sair pra procurar emprego

Me distanciar de Deus...

O universo ao meu favor sugere algum torpor só ao final do dia

Hoje vou jogar na terra os livros de filosofia que estão em mim

Vou rasgar as poesias dos senhores que acreditam no amor sem fim

Hoje não vou mais pensar nas propriedades 

Metafísicas do ser...

Quero sentir dor nos dedos hedonistas dos direitos trabalhistas que Vão me tolher

Hoje vou sair pra promover orgias

Celebrar os meus instintos animais...

Consumir os corações despreocupados e anestesiados que jurei jamais matar

 

FICHA TÉCNICA

Letra e melodia: Sys

Voz: Sys

Violão e Guitarra: Fabinho Gonçalves

Baixo: Rafael Raseck

Percussão: Zeca Magrão

Bateria: Rodrigo Leles

Teclado: Marcus Abjaud

Produção: Rafael Raseck

Mixagem e Masterização: Sheffield Estúdio

 

Siga Sys

InstagramTikTokX (Twitter)FacebookSpotifyYoutube


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia