21/03/2024 às 13h31min - Atualizada em 22/03/2024 às 00h03min

Evento gratuito: Revela Sudoeste terá atrações musicais, artes, gastronomia e feira de negócios no Embu das Artes

Nove municípios apresentarão o que há de melhor em suas comuidades

Mauricio Coutinho
www.coutinhoeventos.com.br
Divulgação/Maurício Coutinho
Nesse sábado, dia 23 de março, no período das 9 as 18 horas, será realizada a primeira edição do projeto "Revela Sudoeste", no Parque Francisco Rizzo, município de Embu das Artes, com visitação gratuita ao público em geral, que terá inúmeras atrações artísticas características das cidades, gastronomia de produtores regionais, obras de artesãos locais e a feira de negócios com empresários coordenada pelo Sebrae/Osasco.

Realizada pelo Conisud, com o patrocínio da Sincoplastic Embalagens Flexíveis, apoio institucional da Acise/Associação Comercial Industrial e Serviços de Embu das Artes, apoio logístico da Prefeitura de Embu das Artes, cooperação do Sebrae/Osasco e parceria da Secretaria Estadual de Turismo, Sabesp e Espaço Urbano, além do apoio cultural das Prefeituras, Secretarias de Turismo e Cultura dos municípios envolvidos, o “Revela Sudoeste” terá a participação de empresários regionais, entre eles, Villagio Embu Resort & Convention, Animália Park, Kartódromo Granja Viana, Hotel Terras Altas Resort & Convention Center, Green Mining, Thermas da Mata, FAEM/Faculdade de Embu das Artes, Hotel Celeiro Imperial, Rio Abaixo Rafting & Aventura, Unicesumar, Sítio Nó de Pinho, Tapestry Collection by Hilton e entidades, como a CoopJuqui, Associação de Expositores da Feira de Embu das Artes, Casa do Artesão de Embu das Artes e Associação do Criadores de Abelhas de Juquitiba e região.


 

A região sudoeste da Grande São Paulo, composta pelos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Ibiúna e Vargem Grande Paulista, possui uma grande importância ecológica, cultural e turística. Aqui estão alguns aspectos destacados sobre a região:

Áreas de Proteção Ambiental:
Grande parte da região está sob o regime da lei de proteção aos mananciais, o que implica em diretrizes específicas para o seu desenvolvimento. Quatro municípios estão totalmente dentro da Área de Proteção aos Mananciais, e outros dois parcialmente. Isso evidencia a importância da preservação ambiental na região.

Riqueza em Recursos Naturais: A região é reconhecida como uma das principais produtoras de água e um dos mais expressivos redutos do bioma Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Seus recursos naturais incluem áreas verdes, rios, cachoeiras e uma biodiversidade significativa, tornando-a atrativa para o ecoturismo e atividades ao ar livre.

Reserva da Biosfera e Cinturão Verde: Inserida na Reserva da Biosfera e no Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, a região sudoeste desempenha um papel importante na preservação da biodiversidade e na regulação do clima na área metropolitana.

Potencial Turístico: A região oferece uma variedade de atrativos turísticos, incluindo ecoturismo, turismo religioso, de aventura, de contemplação, arte e artesanato. Com uma localização privilegiada, a menos de 34 km do centro da cidade de São Paulo, é uma opção para escapar da agitação urbana e desfrutar da natureza e cultura locais.

Valorização do Patrimônio Cultural: Além do patrimônio natural, a região também possui um rico patrimônio histórico e cultural, que inclui sítios arqueológicos, igrejas históricas, festivais culturais e tradições locais. A valorização desse patrimônio é fundamental para o desenvolvimento sustentável e o turismo regional.

Em resumo, a região sudoeste da Grande São Paulo é uma área de grande relevância ambiental, cultural e turística, com uma variedade de atrativos naturais e culturais para os visitantes explorarem e desfrutarem. A preservação e valorização desses recursos são essenciais para garantir o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável da região.

Serviço
“REVELA SUDOESTE”
Arte, cultura, gastronomia e negócios
Dia 23.03.2024, sábado, das 9 às 18h
Parque Francisco Rizzo – Embu das Artes
Entrada Gratuita – www.conisud.sp.gov.br
Imprensa: 11.99803.9796 – Maurício Coutinho


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia