21/03/2024 às 15h14min - Atualizada em 22/03/2024 às 00h02min

BASF apresenta novo ingrediente cosmético EpispotTM para pele oleosa com tendência a manchas de acne

Bioativo sustentável aborda causas básicas do desequilíbrio da pele, reduzindo poros e promovendo aparência saudável

BASF
https://shop.basf.com.br/pt-BR/
BASF

Com o Epispot™, a divisão da BASF de Personal Care lança um ingrediente cosmético de origem sustentável que aumenta a beleza e a autoconfiança das pessoas com pele oleosa com tendência a manchas por acne. Esse problema de pele afeta consumidores em todo o mundo, independentemente de seu gênero, idade ou etnia. As características são diversas, variando de pele excessivamente brilhante e poros visíveis dilatados a manchas e imperfeições. Abordando as causas básicas de um desequilíbrio que afeta os lipídios, a microbiota e o sistema de defesa natural da pele, o Epispot™ tem efeito matificante, diminui os poros alargados e promove uma aparência saudável.

O novo ingrediente está alinhado com a tendência #NoFilter e atende ao desejo dos consumidores de obter uma aparência autêntica e impecável sem depender de filtros de beleza digitais. Epispot™ é um extrato de Epilobium angustifolium, uma planta obtida de forma responsável na França, e é adequado para uma ampla gama de aplicações, desde séruns faciais a produtos de limpeza, como cleansers, e até mesmo formulações de maquiagem.

Ação tripla clinicamente comprovada
A eficácia do Epispot™ foi validada em um estudo randomizado, com 34 voluntárias mulheres. Foi aplicada uma emulsão com 0,2% de ativo e um placebo duas vezes ao dia durante oito semanas. Após 56 dias, o excesso de oleosidade da pele foi reduzido em 37% em comparação com o placebo. O efeito matificante foi confirmado pelas participantes em uma autoavaliação: 88% perceberam um efeito mate imediato, que durou o dia todo para 78% das mulheres. Epispot™ também demonstrou melhorar a aparência dos poros faciais alargados após 56 dias de aplicação. No questionário, todas as participantes afirmaram que a textura da pele melhorou, enquanto a maioria relatou que a pele estava mais macia (90%) e os poros pareciam estar mais fechados (88%). Como um terceiro modo de ação, o Epispot™ contribui para um aspecto saudável: 90% dos participantes do estudo disseram que sua pele parecia mais saudável ao final do período de aplicação. Todos os resultados dos testes foram respaldados por testes in vitro abrangentes.

Avançado Modelo 3D ex vivo visualiza a arquitetura da pele
O efeito do Epispot™ na oleosidade da pele foi testado usando um sofisticado modelo 3D ex vivo da unidade pilossebácea, incluindo o folículo piloso, a haste capilar e a glândula sebácea. Esse novo modelo é o resultado de um programa de pesquisa interna de dois anos da equipe de P&D da empresa. Um processo inovador torna a estrutura 3D da pele transparente para melhor visualizar sua arquitetura. Combinado com técnicas microscópicas avançadas, ele permite uma avaliação in situ do efeito do Epispot™ sobre a oleosidade da pele em suas condições naturais.

Matéria-prima colhida de forma responsável na França
O Epispot™ é obtido por meio da extração aquosa das partes aéreas da Epilobium angustifolium. Essa planta também é conhecida como grama de fogo ou flor de fênix, pois se desenvolve após incêndios florestais e operações de extração de madeira. Ela é coletada manualmente por colhedores qualificados na França e segue as rigorosas diretrizes estabelecidas pela AFC, uma associação de colhedores franceses que promove técnicas de colheita respeitosas para garantir o gerenciamento sustentável de plantas silvestres. A colheita com certificação orgânica é realizada em seis locais diferentes para garantir a preservação das espécies por meio de uma rotação cuidadosa, além da rastreabilidade.

A abordagem de fornecimento da Epispot™ sustenta as metas do programa Responsibly Active da BASF para seu portfólio de bioativos cosméticos. O programa visa proteger os recursos naturais, apoiar as pessoas ao longo da cadeia de valor e inclui medidas para reduzir o impacto climático e a pegada operacional da empresa. Para todas as três áreas, a empresa definiu metas claras para a próxima década e publicou recentemente um relatório sobre o progresso feito em 2022.

O Epispot™ é apenas um exemplo recente de como a Divisão de Personal Care da empresa está lidando com os desafios futuros. Sustentabilidade, digitalização, inovação e novas abordagens para trabalhar em conjunto são os principais pilares da Care 360° - Soluções para uma vida sustentável.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia