19/03/2024 às 15h12min - Atualizada em 21/03/2024 às 00h01min

Inteligência Artificial ajuda a prevenir acidentes no trânsito

Empresa brasileira conta com produto que contribui para segurança 360º para frotas, com a tecnologia Crash AI que redefine a Prevenção de Acidentes

Redação
Arquivo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima em 45 mil mortos anuais e R$ 50 bilhões de custo econômico o resultado dos acidentes de trânsito no Brasil. As imprudências humanas representam a maior causa das ocorrências, como uso de celular, falta de manutenção, consumo de bebidas, entre outros.  Até mesmo o uso de medicamentos comumente prescritos por médicos pode prejudicar a capacidade de um motorista em conduzir um veículo e resultar em acidente de trânsito. O alerta faz parte de um documento com 34 páginas elaborado pela Abramet Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), lançado em fevereiro de 2024. Nesse sentido, a inteligência artificial se torna uma aliada na prevenção de acidentes, principalmente no controle de grandes frotas de veículos. 

O Crash AI é mais do que apenas uma inovação em tecnologia de segurança veicular, trata-se de uma revolução no mercado de gestão de frotas. Esta rede neural vai além da detecção de acidentes, capacitando-se para identificar, avaliar e mensurar incidentes com precisão sem precedentes. Utilizando dados dos sensores presentes nos dispositivos, o Crash AI redefine o entendimento de colisões, desde os mais sutis até os mais severos. 

Inteligência dos Dados 

Ele oferece às empresas uma ferramenta poderosa para análise de dados e gerenciamento de riscos. Ao coletar informações em tempo real sobre eventos de colisão e padrões de condução, as frotas têm acesso a diversas informações relativas ao incidente, incluindo os 10 segundos antes e após o evento identificado (análogo a uma caixa preta), podendo identificar áreas de melhoria na segurança e implementar medidas preventivas de forma mais eficaz. Isso não apenas ajuda a evitar acidentes futuros, mas também pode resultar em economias significativas de custos operacionais. 

Outro ponto é o impacto positivo na reputação da empresa. Ao adotar tecnologias avançadas de segurança, as frotas demonstram um compromisso com a responsabilidade corporativa e o bem-estar da comunidade. Isso pode melhorar a percepção do público em relação à empresa e atrair clientes que valorizam a segurança e a responsabilidade social corporativa. 

Detectar se um acidente foi grave o suficiente para acionar airbags ou exigir assistência de emergência é crucial para salvar vidas. Com o Crash AI, cada segundo conta. A Plataforma Lago faz parte do sistema Crash AI da Smart Driving Labs compreendendo a importância dos dados veiculares para nossos clientes, uma solução na nuvem projetada especificamente para ajudar os clientes a monetizar e extrair o máximo valor dos dados de seus veículos conectados. Com o Crash AI e a plataforma Lago, estamos moldando o futuro da segurança automotiva, promovendo um ambiente mais seguro e eficiente para todos os motoristas. 

Sobre a SDL 

A Smart Driving Labs foi fundada em 2018 como uma empresa de análise de veículos conectados. Existimos para criar oportunidades a partir dos dados associados aos veículos e motoristas conectados. 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia