19/03/2024 às 17h41min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h03min

Com o apoio do Ministério de Cultura do Uruguai, Atlas recebe os maiores líderes do setor de materiais de construção da América Latina para conexão cultural

Evento aconteceu entre os dias 11 e 14 de março em Punta Del Este, no Uruguai

Patrícia de Siqueira Lima
Crédito da Foto: Israel França / Pablo Atchugarry, artista e fundador do MACA, durante apresentação das obras aos convidados
Uruguai, março de 2023. Uma imersão que foi além das conexões empresariais. O “Summit: Líderes de Famílias Empresariais”, evento organizado pela Atlas, referência em produtos para preparação, pintura e acabamento de superfícies, com apoio do Ministério de Turismo do Uruguai, aconteceu entre os dias 11 e 14 de março no Enjoy Punta del Este Casino & Resort, um dos mais importantes resorts da América Latina.
“É muito gratificante receber em nosso centro de convenções eventos como este, que é uma referência no setor de construção. Assim, os líderes podem conhecer um pouco mais da nossa história. Além disso, ainda é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho, conhecimento, infraestrutura e outros serviços para que assim queiram voltar”, ressalta Javier Azcurra, Diretor de Relações Institucionais e Vendas do hotel.
Com apoio do Ministério de Turismo do Uruguai, o Summit foi considerado um ‘evento de interesse público’, pela sua grandiosidade, tanto na parte formativa, quanto cultural: “Somos parceiros das empresas e associações do Uruguai para que eventos como o Summit aconteçam aqui. Temos uma excelente estrutura para receber encontros de todo o formato. Apesar de ser um país pequeno, estamos sempre à frente, buscando novas oportunidades”, explica Roque Baudean, Diretor Nacional de Turismo do Uruguai.


A parte formativa do evento abordou temáticas voltadas à governança, finanças, transformação digital, sucessão familiar e perpetuidade nos negócios, lideradas pela  ISE Business School, escola de negócios brasileira fundada há 28 anos e associada ao IESE, da Espanha, primeiro lugar no ranking de Programas Abertos de Educação Executiva do Financial Times.

“Conseguimos provocar os líderes para que pudessem fazer uma análise em diversos requisitos. Refletir com detalhes os modelos de sucessão familiar, desafios financeiros e tecnológicos, além de promover um networking qualificado e a troca de conhecimentos durante todo o evento”, explica Márcio Atz, Diretor Geral da Atlas.
Muito além de networking, uma imersão na gastronomia e cultura uruguaia
Além da criação de novas conexões no setor, o Summit apresentou diversas atrações culturais para imersão na cultura local. A primeira delas foi o inovador ‘Gran Tour de Terroirs Del Uruguai’ organizado pelo Sommelier Jerónimo Tellarini, diretor de uma escola de Sommeliers do Uruguai. Criado especialmente aos participantes do Summit, eles puderam ter uma experiência diferenciada de degustação dos principais produtores do país como Bodega Cerro del Toro, Alto de la Ballena, Bodega Garzón, Vinos de Mar, Pizzorno, Bouza e Los Cerros de San Juan, e entenderem como os fatores climáticos e culturais influenciam e agregam na diversidade dos vinhos do país. “Nesta degustação os líderes experimentaram as principais produções do país e entenderam como o clima em cada parte do Uruguai interfere no sabor do vinho”, explica Tellarini.
O evento foi elogiado por sua capacidade de proporcionar uma experiência completa das diversas regiões vinícolas uruguaias, sendo o primeiro feito deste modo no país. Outro destaque foi o almoço típico uruguaio na renomada vinícola Narbona, fundada em 1909. Com degustação de vinhos, queijos, presuntos, doces e pratos típicos locais como o famoso churrasco uruguaio, os líderes puderam entender melhor como funciona a produção de vinhos e iguarias conhecidas mundialmente, principalmente o doce de leite uruguaio: “em nome da empresa, é um prazer sempre receber o público do Brasil, que movimenta muito Punta del Este. Os brasileiros são sempre muito bem-vindos por aqui”, exclama Eduardo Canton, fundador da Narbona.
Além da Narbona, pratos típicos da região foram degustados no Muelle 3, um dos maiores e melhores restaurantes a beira-mar locais, liderado pelo brasileiro Fernando Medeiros, da região de Bagé (RS), que está no país há 11 anos: “para nós é de grande alegria receber estes líderes em nosso restaurante e promover a degustação da culinária do Uruguai. Criamos um cardápio especial que contou com lula, carne e peixes, além das sobremesas especiais”, finaliza.
No requisito cultural, as empresas puderam ver de perto um show de tango exclusivo no Enjoy Punta del Este, com músicas típicas uruguaias. Outro momento importante foi conhecer o ateliê de criação de Pablo Atchugarry, artista e fundador do MACA, um dos maiores museus a céu aberto da América Latina, além de acompanhar de perto o artista na produção de uma peça exclusiva, com  a oportunidade ainda de conversar e falar sobre a importância das construções para o mundo. Para fechar o tour, os líderes foram levados ao museu, apresentados ao grande espaço de arte, com galerias abertas e fechadas, com espaço para teatro, pintura e música.
“É muito interessante receber os líderes. Acredito muito na construção, seja aqui no museu ou em outros locais. A vida mesmo é uma construção, então para mim é uma honra enorme ter a visitas das lideranças brasileiras”, finaliza Atchugarry.
Sobre o Summit:
Com o objetivo de gerar conexões entre mais de 90 líderes familiares no atacado e varejo de material de construção especialmente do Brasil e também do Uruguai, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Líbano e ampliar o conhecimento cultural destas empresas, a Atlas, referência em produtos para preparação, pintura e acabamento de superfícies, com apoio do Ministério de Turismo do Uruguai, o evento “Summit: Líderes de Famílias Empresariais”, em Punta Del Este (UY), aconteceu entre os dias 11 e 14 de março.
Foram mais de 600 líderes familiares e empresas do setor conectados de forma presencial e a distância.Os principais propósitos são a troca de conhecimentos, experiências e acima de tudo, que os executivos possam se qualificar profissionalmente no segmento com a segunda melhor escola de gestão de liderança do mundo eleita pelo jornal Financial Times.
O Summit teve como tema central ‘Desafios da Perpetuidade do Negócio’ e as discussões foram comandadas por um time de especialistas da ISE Business School, escola de negócios brasileira fundada há 28 anos e associada ao IESE, da Espanha,  primeiro lugar no ranking de Programas Abertos de Educação Executiva do Financial Times.
Sobre a Atlas
A Atlas desenvolve negócios e produtos para pintura, construção e casa há 57 anos. Integrante da Holding InBetta, a empresa possui duas unidades fabris, uma em Esteio/RS (40 mil m2 e 550 colaboradores) e outra em Paulista/PE (30 mil m2 e 350 colaboradores), além dos centros de distribuição no RS, SP e PE. Na linha Atlas Pintura e Construção, o portfólio da empresa conta com mais de 1000 itens e na linha Atlas Casa o catálogo chega a 500 opções. Atualmente, a empresa exporta para mais de 50 países da América do Sul e América Central, além de alguns países na América do Norte, Europa e África. Presente em grande parte das lojas de materiais para construção, lojas, ferragens, home centers e lojas de tintas do Brasil e exterior, a Atlas é premiada frequentemente pela busca da qualidade no atendimento a seus clientes, distribuidores, atacadistas, varejistas e consumidores finais.
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia