19/03/2024 às 10h45min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h01min

Gestão de Riscos é essencial para sucesso da logística internacional

Empresas podem reduzir perdas financeiras, proteger a reputação e manter a satisfação dos clientes

Redação
Divulgação

Na logística internacional, a distância do local de origem até o país de destino, as mudanças climáticas, os modais de transporte disponíveis, o idioma, as legislações regionais,  instabilidades políticas e as diferenças culturais são fatores que devem ser levados em consideração e analisados com muita cautela.

Para transportar uma mercadoria de um país para outro, centenas de pessoas, entre fornecedores, embarcadores, transportadores e fronteiras, precisam trabalhar juntos para que a carga esteja segura e chegue ao seu destino conforme o planejado.

“Para ter sucesso na cadeia de suprimentos, a capacidade de antecipar, identificar e mitigar esses riscos de maneira proativa é essencial. Uma falha em gerenciar adequadamente os riscos pode resultar em atrasos nas entregas e  perdas financeiras significativas e danos à reputação da empresa, por isso, estudar a rota e os riscos é imprescindível”,  afirma o diretor geral da Overhaul Brasil, Fabio Marton.

  1. Avaliação e monitoramento de riscos 

Cada etapa logística desempenha um papel crucial na proteção das operações de transporte e na garantia da integridade das mercadorias em trânsito. A avaliação de riscos é o primeiro passo e envolve a identificação e a análise dos diversos tipos de riscos que podem impactar as operações de transporte e distribuição de mercadorias. “Entre os principais riscos estão os relacionados à segurança, como roubo de carga e pirataria, e os relacionados à integridade da carga, como danos durante o transporte. Mas não podemos deixar de ficar atentos às mudanças climáticas e até às instabilidades políticas e econômicas de uma região. Uma paralisação, por exemplo, pode afetar o transporte e a mercadoria, e um bom gerenciamento de risco, prevendo isso, consegue estudar novas rotas ou estratégias para mitigar os prejuízos”.

  1. Planejamento e Monitoramento

Com base na avaliação de riscos, é possível desenvolver um plano estratégico. Isso inclui a definição de objetivos claros, a alocação de recursos adequados e a implementação de medidas preventivas e corretivas. 

“Um plano estratégico bem elaborado deve abordar os riscos identificados, considerando suas probabilidades e impactos potenciais. Além disso, deve ser flexível o suficiente para se adaptar a mudanças nas condições do mercado e no ambiente operacional”, detalha Fabio.

O monitoramento contínuo de riscos envolve o acompanhamento constante das condições do mercado e suas variáveis, análise de dados operacionais, relatórios de incidentes e feedback para identificar padrões e tendências emergentes. “Ao adotar uma abordagem proativa para o monitoramento de riscos, as empresas podem antecipar ameaças potenciais e tomar medidas preventivas para mitigar seu impacto”, revela Reginaldo Catarino, gerente de Inteligência da Overhaul. 

  1. Diversificação

Depender exclusivamente de um único fornecedor ou rota de transporte pode aumentar a exposição a riscos, por isso, a diversificação é uma estratégia importante para mitigar esse tipo de risco. Fabio explica que ao trabalhar com múltiplos fornecedores e utilizar diferentes rotas de transporte, as empresas podem reduzir a vulnerabilidade a interrupções no fornecimento e atrasos das entregas. “Além disso, a diversificação pode oferecer vantagens competitivas, como maior flexibilidade e eficiência operacional”.

  1. Tecnologia e Capacitação

A segurança eletrônica de carga é uma área em constante evolução que utiliza tecnologias avançadas para proteger as remessas durante o transporte. Isso inclui o uso de dispositivos de rastreamento GPS, sensores de segurança e sistemas de monitoramento em tempo real. Ao investir em tecnologias de monitoramento de risco, as empresas podem aumentar a transparência, a eficiência e a segurança de suas operações logísticas. “Essas tecnologias permitem às empresas rastrear e monitorar suas cargas de forma remota, detectar atividades suspeitas e responder rapidamente a ameaças de segurança”, explica Reginaldo Catarino, gerente de Inteligência da Overhaul Brasil.

O Risk Monitoring é um serviço de monitoramento de risco que permite monitorar em tempo real a localização e a condição das cargas em trânsito. Através de uma plataforma online, é possível visualizar informações detalhadas sobre as cargas, incluindo a temperatura, a umidade, pressão e outros fatores que possam afetar a qualidade da carga, além de um sensor de luminosidade que pode alertar quando o baú e "container" é aberto. O Risk Monitoring utiliza algoritmos avançados para identificar possíveis riscos, como atrasos, desvios de rota, violações de temperatura e outras anomalias, permitindo que os clientes tomem medidas preventivas para evitar perdas.

O especialista destaca ainda que além de investir em tecnologia, as empresas precisam ter equipes bem treinadas que saibam usar as ferramentas para o gerenciamento de risco de maneira inteligente, ágil e eficiente.

  1. Seguro de Carga

Por fim, mesmo investindo em tecnologia e planejamento, o seguro de carga ainda é o responsável pela proteção financeira contra danos, roubo ou extravio. Ao contratar uma cobertura básica de responsabilidade, seguro de frete ou de carga específica, as empresas podem transferir parte do risco para seguradoras especializadas, garantindo a continuidade das operações mesmo em caso de imprevistos.

Sobre a Overhaul

Fundada em 2016, a Overhaul atua em 145 países e é a única empresa global de gestão de risco e visibilidade logística independente de dispositivos com forte atuação no Brasil. Como líder no gerenciamento de riscos da cadeia de suprimentos em trânsito, a Overhaul transforma a visibilidade em tempo real em soluções de gerenciamento de riscos, conformidade e seguros para seus parceiros. A Overhaul é um fornecedor confiável para empresas da Fortune 100 que movimentam mercadorias nos setores farmacêutico e de saúde, tecnologia, logística e alimentos e bebidas. Entre os clientes estão Microsoft, Bristol Myers Squibb e muitos outros. Para mais informações acesse over-haul.com e siga a Overhaul nas redes sociais LinkedInTwitter e Facebook.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia