24/01/2020 às 21h42min - Atualizada em 24/01/2020 às 21h42min

Atividade musical em asilos traz bem-estar e boas recordações a idosos com Alzheimer

A ação é realizada semanalmente pelo programa social Calebe. Após os 80 anos de idade, um quarto das pessoas sofrem da demência.

Ab Noticia News
Folha Universal
Reprodução

Cientistas do Instituto Max Planck de Neurociência e da Cognição Humana, na cidade de Leipzig, na Alemanha, descobriram que a música faz pacientes com Alzheimer conseguirem se lembrar de histórias que marcaram suas vidas. Além disso, a música proporcionou aos idosos a sensação de bem-estar, alívio da dor, relaxamento, distração e conforto.

E é exatamente o benefício terapêutico da música que o programa social Calebe – grupo de apoio aos idosos – tem proporcionado aos residentes em casas de repouso em todo Brasil, oferecendo atividades musicais para a terceira idade.

O mais comum é a pessoa desenvolver o Alzheimer após os 65 anos de idade. No mundo, a doença afeta 1 em cada 80 mulheres e 1 em cada 60 homens, com idades entre os 65 e 69 anos. Acima dos 85 anos, o Alzheimer atinge 1 em cada 4 pessoas.

Na zona leste de São Paulo, onde se encontra a sede do Calebe, os voluntários realizarão a próxima ação no dia 26/1. Cerca de 10 asilos serão visitados.

Segundo o responsável pelo programa social da localidade, Marcos Eduardo Lopes, os voluntários levam instrumentos e tocam músicas da época em que os abrigados ainda eram jovens.

“Alguns se emocionam ao lembrar da canção e outros cantam junto. Temos visto um resultado positivo na vida deles, possibilitando resgate de lembranças relacionadas aos familiares, lugares e situações vivenciadas”, explicou Marcos.

 Memórias vêm com melodias

Os pesquisadores descobriram que isso acontecesse porque a melodia fica armazenada em uma parte diferente do cérebro, daquela que guarda a maior parte das nossas memórias.

“É fundamental que as pessoas que não têm a doença ou aquelas que estão no início do tratamento, tentem memorizar os principais fatos ou pessoas da sua vida, em forma de melodia”, explica o neurocientista Renato Anghinah.

Estima-se que a cada 3 segundos, um novo caso de demência é detectado no mundo. A doença é incurável e se agrava com o tempo. Até 2030, a previsão é que o número de pessoas com a patologia passe de 46 para 74 milhões. Os dados são da Associação Internacional de Alzheimer (ADI).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia