15/03/2024 às 13h18min - Atualizada em 17/03/2024 às 00h00min

Pesquisa da Associação Brasileira de Automação traça perfil dos consumidores

Entre 10 de agosto e 14 de dezembro de 2023, foram ouvidas 3.997 pessoas em todas as regiões do país

Assessoria de imprensa
Divulgação
 

Às vésperas do Dia do Consumidor 2024, é hora de se preparar para alavancar as vendas e construir uma relação mais forte com seus clientes. Para ajudar as empresas a tirarem o melhor proveito da data, a GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação encomendou a pesquisa “Tendências de Consumidores”, que ouviu 3.997 pessoas entre 10 de agosto a 14 de dezembro de 2023 em todas as regiões do País. “O objetivo é oferecer subsídios como hábitos de compras, identificação de tendências na preferência de compras de produtos alimentícios, têxteis, eletrônicos, saúde e bem-estar”, relata o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira.

Tudo começa pela forma como o consumidor faz sua pesquisa sobre os produtos. De acordo com o estudo, os canais digitais de pesquisa são os preferidos: 58% procuram em sites de comparação de preços, 51% utilizam aplicativos no celular, 49% buscam opiniões em redes sociais e sites de avaliação de produtos, enquanto 44% acessam sites de lojas ou marketplaces.
 

Escolha do canal de compras

Para fazer a escolha em sites de compras

55% verificam avaliações de outros compradores

50% valorizam a identificação clara do produto

44% buscam por várias imagens do produto

42% prezam por um processo de compra rápido e sem burocracia

 

Para fazer a escolha de lojas físicas

54% optam por locais onde possam provar, experimentar ou testar o produto

49% buscam um atendimento gentil e simpático

44% esperam encontrar o mesmo preço da loja online

43% tem a expectativa de encontrar, na loja física, o produto visto na loja online.

 

Principais resultados setoriais

Alimentação

Para todos os tipos de alimentos, houve uma redução na preferência pela compra presencial. Entretanto, apenas para bebidas essa tendência se refletiu em aumento da preferência por compras pela internet, enquanto, para os demais tipos, ocorreu um aumento da indiferença do consumidor entre compras presenciais e online. Além disso, a procedência e origem do produto são as informações mais importantes para o consumidor antes de decidir pela compra.

 

Têxtil

Para roupas e calçados, assim como para artigos esportivos e para academia, houve um aumento na preferência pela compra presencial e uma redução na preferência pela compra via internet. Já para roupas de cama, mesa e banho, o movimento mais expressivo foi uma redução na preferência por compras pela internet e um aumento daqueles indiferentes entre as duas modalidades de compra. Por fim, as medidas do produto correspondem à informação mais importante para a tomada de decisão do consumidor.

 

Saúde e Bem-Estar

Itens de higiene e cuidados pessoais, cosméticos e produtos de beleza apresentam ligeira redução na preferência pela compra presencial, enquanto medicamentos, vitaminas e suplementos apresentam maior redução na preferência por esta modalidade de consumo. Para itens de higiene e cuidados pessoais, assim como para medicamentos, vitaminas e suplementos, essa redução se refletiu em um crescimento na preferência por compras pela internet, enquanto, para cosméticos e produtos de beleza, houve um aumento da indiferença dos consumidores entre as formas de compra.

 

Eletroeletrônicos

Para todos os tipos de produtos, houve um aumento da preferência pela compra presencial e uma redução da preferência pela compra via internet. A única exceção foram os televisores, equipamentos de áudio e vídeo, para os quais a preferência de compra pela internet apresentou um pequeno aumento. O desempenho do produto, a presença de garantia e a avaliação de outros consumidores são as informações mais importantes para os consumidores antes de decidir pela compra.


 


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