15/03/2024 às 11h49min - Atualizada em 17/03/2024 às 00h00min

Caravana do Esporte, do IEE, chega a Bauru (SP) no próximo dia 19 e atende a 1.400 crianças

Atividades na cidade do interior paulista seguem até o dia 21 e projeto contará com a presença do atleta Victor Ramos, do salto em distância

Doro Jr.
IEE / Divulgação
A Caravana do Esporte, do Instituto Esporte e Educação (IEE), estará em Bauru (SP), entre os dias 19 e 21 deste mês. Com atividades inclusivas de esporte, dirigidas a crianças e professores da rede pública de ensino, serão três dias de brincadeiras - com jogos esportivos - e cursos de formação para educadores, na Arena Caravana, que será erguida especialmente pelo projeto no espaço da Expo Bauru.

Realizada pelo IEE, em parceria com o UNICEF, a Caravana do Esporte leva, gratuitamente, a diferentes municípios, metodologias que visam qualificar a prática esportiva nas escolas, por meio da formação de professores.  


São esperadas 1.400 crianças do ensino fundamental, inscritas pela Secretaria Municipal de Educação, que vão brincar em oito miniestações esportivas.  Enquanto as crianças brincam, cerca de 50 professores, pedagogos e especialistas de educação física e gestores municipais participam do curso de formação "Pedagogia do Esporte Educacional".

O curso presencial é realizado durante os três dias de Caravana e os professores inscritos poderão dar continuidade a essas capacitações com carga horária adicional em formato EAD, pela plataforma do Instituto.

“Metodologias ativas e materiais pedagógicos desenvolvidos pelos especialistas da Caravana fortalecem o esporte na perspectiva educacional”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

Promessa do salto em distância estará na Arena – Atletas convidados participam voluntariamente das atividades promovidas pela Caravana. O atleta do salto em distância, Victor Ramos, visitará a Arena Caravana em Bauru, a convite do projeto, para compartilhar experiências sobre a importância do esporte fazer parte da rotina escolar.  O atleta Sub-23 do salto em distância é uma das promessas do atletismo da ABDA - Associação Bauruense de Desportos Aquáticos. Victor falará sobre sua modalidade e mostrará como é o treino do salto em distância e como a atividade física é valiosa para a criança se desenvolver de forma integral. 

Atleta de alto rendimento da ABDA, Victor conheceu o atletismo em 2013 por meio de um projeto social da cidade, o Acaê Alfa. Em 2016, foi federado junto à Confederação Brasileira de Atletismo e passou a participar do Campeonato Brasileiro e de torneios internacionais de atletismo. Desde então, Victor vem aumentando sua marca, tendo evoluído em seus saltos de 6,20m, em 2018, para 7,73m, em 2023, quando passou a ser o segundo colocado do ranking brasileiro Sub-23 do salto em distância.

Programação da Caravana do Esporte em Bauru
- 19, 20 e 21 de março - 8h às 17h – Arena Caravana: esporte para estudantes das escolas municipais. Local – Expo Bauru - Avenida Comendador José da Silva Marta, 5868 - Jardim Ouro Verde - Bauru.
- 19 de março - 9h – Cerimônia de abertura na Arena da Caravana do Esporte.
- 19, 20 e 21 de março - 8h às 17h – Curso de formação para profissionais das Secretarias municipais da Educação e do Esporte - "Pedagogia do Esporte Educacional" - e diálogos sobre autismo e inclusão.  Professores formadores:  João Batista Freire e Alexandre Arena.
- 21 de março - 16h30 – Encerramento das formações presenciais - Local: salas das formações.

O Projeto Caravana é uma parceria entre UNICEF e Instituto Esporte e Educação e conta com os patrocínios do Itaú e Grupo Deloitte através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.

Sobre a Caravana do Esporte - A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil e leva aos municípios as metodologias da Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 160 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, o projeto implantou uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, VALE, Mercado Livre, Grupo CCR, Instituto CCR, Achè, Novelis, Bank Of America, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, Verde Asset Management, Zurich, Daiichi, Comgas, EDP São Paulo, Pfizer, Polimix, Grupo Deloitte, AEGEA, Localiza&CO, Instituto Localiza, Eternit, ISACTEEP, Grupo SIMPAR, Grupo SEMP, Cogna Educação, TRW, Mundial Logística, VR, TrackAndField, Banco ABC, Escola Mobile e Santil via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e NIKE.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia