13/03/2024 às 13h13min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h02min

Cresce a participação feminina na indústria brasileira, revelam pesquisas da CNI

Estudo mostra que número de mulheres em cargos de gestão aumentou 30% nos últimos anos e empresas adotam políticas de igualdade de gênero como prioridade

Daniela Nucci
Divulgação

Pesquisas realizadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao longo de 2023 revelam que o setor industrial brasileiro tem investido de modo crescente na contratação de mão de obra feminina. 

Isso tem feito com que o número de mulheres em cargos de gestão aumentasse 30% nos últimos anos e cada vez mais empresas adotassem políticas de igualdade de gênero como prioridade em suas dinâmicas, realidade que já é tangível em 60% das iniciativas do segmento.

Essas estatísticas positivas se unem à crescente oferta de emprego no setor industrial, que registrou a abertura de mais de 127 mil vagas de trabalho em 2023, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para Bruna Carola, líder no setor químico da indústria Ecoboxes, sediada em Paulínia e que celebra 10 anos este ano, essa realidade é motivo de otimismo em relação à participação feminina no setor industrial. 

“Ter a oportunidade de trabalhar em uma empresa com total igualdade entre homens e mulheres e que valoriza o poder da gestão feminina na indústria é algo simplesmente fantástico. Na Ecoboxes, as mulheres representam cerca de 60% da equipe, e os trabalhos são direcionados para obter o melhor de cada profissional, garantindo que homens e mulheres possam se apoiar em suas respectivas rotinas com um só propósito: fazer o melhor e produzir com segurança, qualidade e foco no cliente", destaca Bruna.

Cada vez mais empresas estão optando por mulheres na liderança e no ambiente de trabalho industrial, reconhecendo a potência feminina para liderar grandes times e projetos de responsabilidade. 

Com as oportunidades para as mulheres, cria-se um ciclo contagioso de encorajamento para que cada vez mais empresas estejam abertas ao perfil feminino.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia