11/03/2024 às 22h34min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h03min

O Brasil precisa de uma nova bolsa?

Bruno Corano

assessoria de imprensa Bruno Corano
Bruno Corano
Bruno Corano

“A nova bolsa, no Brasil, é ainda um assunto incipiente. É preciso lembrar que existe uma infinidade de obrigações regulamentares a serem superadas para que a iniciativa seja algo real. Já se fala, no mercado, que a nova bolsa estará em operação no segundo semestre de 2025. Não é possível saber se vai dar tempo de deixar tudo em ordem para que isso aconteça.  

Uma data que está longe, por um lado, e perto, por outro, se levarmos em conta a quantidade de obrigações regulamentares que precisam ser cumpridas. É preciso lembrar que a concorrência é bem-vinda. O mercado brasileiro, porém, é relativamente pequeno, e, para se operar com uma nova bolsa, é necessário atrair novos papéis e novas empresas. E é preciso ter liquidez.

Em outras palavras: não adianta surgir uma nova bolsa negociar lá dois, três únicos papéis com apenas 500 investidores, por exemplo. Ou seja, pouca diversidade e pouca liquidez.

O fator mais preocupante é como se atingir liquidez. O que é liquidez? Se lá tem só poucos investidores que compram e vendem, a chance de os ativos terem liquidez fica comprometida.
Esse é o maior desafio. É impossível? Não. Mas é um grande desafio. Neste momento o tema “nova bolsa” desperta muitas perguntas, para as quais ainda não há respostas.

E não existe ainda um plano claro apresentado ao mercado. Um caminho repleto de questionamentos”.
 
Bruno Corano é economista e investidor 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia