11/03/2024 às 22h42min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h03min

Você NÃO vai dar conta? Quanto custa sua hora de trabalho?

Bruno Corano

assessoria de imprensa Bruno Corano
Bruno Corano
Bruno Corano

Equipes cada vez mais enxutas e concorrência acirrada são elementos de estresse em muitos ambientes de trabalho, que não conseguem lidar com as demandas e atender com excelência as expectativas criadas. A solução para reverter o jogo é investir em produtividade e, antes de dar ferramentas para melhorar o gerenciamento do tempo, eu gostaria de saber se você sabe quanto custa sua hora de trabalho.

Veja bem: este não é um texto sobre pisos salariais. Também não é um artigo sobre expediente de trabalho. Este é um artigo sobre saber definir prioridades. Quer você queira, ou não, o dia só tem 24 horas. Você não vai cumprir todas as tarefas importantes neste período. Se tem uma mesma realidade que atinge o CEO, o gerente e o estagiário é que faltam horas para dar conta de tudo. O que não precisa ser uma norma é o mal-estar que isso gera.

Você precisa saber quanto vale sua hora de trabalho para entender de uma vez por todas que é preciso conhecer as prioridades do seu dia, onde você quer chegar e a melhor estratégia para atingir o ponto de chegada. O cotidiano é dotado de um ritmo apressado que não vai reduzir, mas saber o que é urgente para si, ajuda a não absorver demandas externas e nem se perder no processo. No fundo, buscamos gerar mais valor.

Tudo é importante, nem tudo é urgente. Urgente é aquilo que pode prejudicar primeiro a sua posição, depois atrasar processos de terceiros e, então, causar danos ao negócio de maneira geral. Se o profissional tem consciência do que faz, do que é esperado de si, do quanto vale seu trabalho e que decisões são importantes tomar para valorizar seu posto, ele não terá problemas para definir o que é urgente. Saiba quanto custa sua hora de trabalho para preservar a si e todo resto.

Para pessoas que estão enfrentando um novo desafio profissional e assumindo tarefas que nunca foram feitas antes, eu tenho algumas ferramentas de produtividade que podem ajudar a determinar e visualizar as prioridades.

Princípio de Pareto

Conhecida também como Regra 80/20, ela diz que 80% dos resultados são atingidos com 20% dos esforços. Isso acontece, pois acabamos dedicando 80% dos esforços a atividades pequenas, imprevistos, contratempos e coisas chatas do cotidiano. É preciso, então, focar no que é feito em 20% do tempo. É neste intervalo que você encontra as prioridades.

Antes de bater o ponto

Você tem uma tarefa primordial para encerrar cada dia de trabalho, que é definir o que será o mais urgente no dia seguinte. Essa é a prioridade número 1. Este exercício logo se tornará um hábito que será capaz de mudar a sua rotina. Primeiro, pois você encerrará o expediente com uma sensação de dever cumprido. Segundo, pois vai acordar com mais tranquilidade e certeza da estratégia que está adotando.

Teste ferramentas

Você precisa parar de acreditar que existe um modelo definitivo para alcançar a produtividade. Se existisse, não existiriam pessoas ganhando milhões até hoje, ensinando esse tipo de coisa. É preciso conhecer as ferramentas e testar o que mais se adequa a você. Use o calendário e faça listas, conforme for da sua preferência. Gosta do Quadro Kanban? Prefere uma lousa na parede do escritório? Ou acha que um planner pode ajudar? Experimente. E não se martirize se não der certo na primeira. Você vai encontrar sua melhor forma de organização.

Peça ajuda

Eu poderia dizer que é importante saber demandar (e ter profissionais confiáveis para tanto). Eu poderia dizer que é importante negociar prazos e, no pior dos casos, recusar uma missão. No entanto, eu vejo que isso se resume a perder  de vez o medo de pedir ajuda. Muitas pessoas não sabem o que é prioridade porque morrem de medo de perguntar ao chefe as metas da empresa. Quem melhor que ele para responder? Não tenha medo de pedir ajuda por não estar dando conta. Seu chefe só se tornou chefe, pois um dia esteve no seu lugar, se destacou e foi demandado ao limite. Ele vai entender.

Revise o tempo todo

Por fim, o sofrimento nem sempre atinge pessoas desorganizadas. O maior estresse pode atingir pessoas altamente produtivas e que costumam dar conta do recado. Essas sofrem, pois ficam extremamente apegadas à própria organização, ao próprio fluxo de trabalho e agenda, que não conseguem flexibilidade para mudar de rota. Lembre-se que até Ayrton Senna, Michael Schumacher e Lewis Hamilton precisaram do pit stop para alcançar o primeiro lugar. Revisar as prioridades não é perda de tempo, mas uma parada estratégica para recalibrar e seguir acelerando.

 Bruno Corano é economista, investidor e apresentador do Manhattan Connection


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia