08/03/2024 às 16h18min - Atualizada em 11/03/2024 às 00h03min

Mulheres superam homens em expectativa de vida no Brasil

Hospital Japonês Santa Cruz celebra o mês das mulheres promovendo o envelhecimento saudável

Viviane Soares Bucci
divulgação

No mês de março, dedicado à celebração das mulheres e suas diversas conquistas, é fundamental destacar a importância de direcionar atenção à saúde feminina, especialmente no contexto do envelhecimento. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres têm uma expectativa de vida média de 80 anos. Elas vivem, em média, sete anos a mais do que os homens, cuja expectativa é de 73 anos.

O envelhecimento é um processo natural da vida e merece ser abordado com cuidado e atenção adequados. Conforme estudo realizado pelo Centro de Envelhecimento Saudável da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, os primeiros sinais de envelhecimento em mulheres surgem de forma gradual por volta dos 19 anos, enquanto nos homens, se manifestam mais tarde, por volta dos 40 anos.

A geriatra e coordenadora do Centro de Longevidade Ikigai, do Hospital Japonês Santa Cruz, Dra. Sumika Mori, destaca que um dos principais fatores que podem levar as mulheres a envelhecerem antes dos homens é a menopausa. "É importante ressaltar que homens e mulheres experimentam o envelhecimento de maneiras diferentes, e muitos fatores individuais, incluindo genética, estilo de vida e saúde geral, influenciam como cada pessoa envelhece. A menopausa é, sem dúvida, o fator mais distintivo para as mulheres, representando uma interrupção abrupta na produção dos hormônios ovarianos, o que tem implicações significativas no envelhecimento feminino a curto, médio e longo prazo. Por outro lado, nos homens, a diminuição dos níveis de hormônios andrógenos ocorre de forma gradual, resultando em impactos e consequências bastante distintos”, explica.

Dra. Sumika também enfatiza a importância de cuidados específicos para um envelhecimento saudável, destacando que uma dieta equilibrada, a prática regular de atividade física, sono adequado, entre outros cuidados preventivos são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar à medida que envelhecemos. "Ao adotar um estilo de vida saudável desde cedo e buscar cuidados médicos regulares, podemos minimizar o impacto do envelhecimento e desfrutar de uma vida plena e ativa", afirma a especialista. "É essencial abordar não apenas as questões médicas imediatas, mas também o bem-estar físico, emocional e social de cada indivíduo”, acrescenta.

Além disso, a crescente representatividade da população idosa no Brasil sublinha a urgência de uma abordagem dedicada ao envelhecimento saudável. De acordo com dados do IBGE, a parcela de indivíduos com 65 anos ou mais já alcança 10,9% do total de habitantes do país. Em uma população de 203,1 milhões de brasileiros, isso corresponde a aproximadamente 22,2 milhões de pessoas nessa faixa etária, com um aumento de 51,5% na população feminina, totalizando cerca de 104,5 milhões de habitantes.

O Hospital Japonês Santa Cruz, reconhece a importância desses cuidados e oferece uma abordagem especial para promover o envelhecimento saudável e de qualidade. Com uma equipe multidisciplinar de especialistas, incluindo geriatras, ortopedistas, especialistas em medicina do sono e outros profissionais, o hospital está comprometido em atender às necessidades únicas de cada paciente. “O objetivo é ajudar os pacientes a viverem vidas plenas e significativas em todas as fases da vida, fornecendo cuidados personalizados e integrados para ajudar as mulheres e pessoas de todas as idades a envelhecerem com saúde e vitalidade”, fala a Dra. Sumika.

O Japão é uma referência em longevidade, com a maior média de expectativa de vida do mundo. Muitos acreditam que o segredo da longevidade está no Ikigai, um conceito originário de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão com uma população de moradores centenários bem acima da expectativa de vida média. "Envelhecer de maneira saudável não se trata apenas da ausência de doença, mas sim da preservação da capacidade funcional que garanta a independência do indivíduo", declara a geriatra.

Sobre o Hospital Japonês Santa Cruz

Inaugurado em 29 de abril de 1939, em São Paulo, com a missão de auxiliar os imigrantes japoneses e oferecer um atendimento médico-hospitalar de excelência no Brasil, o Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC) se dedica a proporcionar uma vida melhor e mais saudável a toda população.

Com destaque nos serviços em oftalmologia, neurologia, ortopedia, cardiologia, entre outras especialidades, a instituição possui mais de 170 leitos distribuídos entre apartamentos, enfermarias e UTI, complementada com uma unidade específica para o transplante de medula óssea. Anualmente, a entidade realiza mais de 1 milhão de atendimentos, em mais de 40 especialidades médicas e tem em sua estrutura três pronto-atendimentos (geral, ortopédico e oftalmológico) e dois centros cirúrgicos (geral e oftalmológico), capacitados para atendimentos de alta complexidade. O Hospital Japonês Santa Cruz tem certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA II), que atesta a segurança e qualidade dos processos assistenciais e médicos.

 

Assessoria de Imprensa do Hospital Japonês Santa Cruz:

Predicado Comunicação

Diego Borges Brito – [email protected] (11) 9 1119-2911 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia