08/03/2024 às 12h35min - Atualizada em 10/03/2024 às 00h02min

Exemplos de mulheres de Guarulhos que conquistaram espaço em profissões tradicionalmente masculinas

No Dia Internacional das Mulheres, cada vez mais mulheres avançam no mercado de trabalho, conquistando empregos que, antes, eram praticamente exclusividade dos homens

Christiane Assef Nociti
Divulgação Guarupass
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte Rodoviário Urbano, em 2023, aponta que as principais dificuldades relacionadas à contratação de pessoal estão vinculadas à escassez de profissionais com as devidas qualificações (41,4%) e com experiência (40,8%). Diante desse cenário, algumas mulheres desse setor vêm apostando em muito treinamento, buscando o seu desenvolvimento profissional, como estratégia para disputar postos de trabalho que, pouco tempo atrás, eram ocupados somente pelos homens.

Bons exemplos podem ser encontrados nas empresas de transporte de passageiros de Guarulhos, que já vêm treinando mulheres para exercerem profissões como motoristas de ônibus e lubrificadoras de equipamentos industriais. É o caso da motorista de ônibus Adenisia Silva de Oliveira, de 41 anos, que trabalha há 13 anos na Viação Urbana Guarulhos (VUG). Ela é um exemplo de determinação, que soube aproveitar a oportunidade e hoje estimula mulheres a lutarem pelos seus objetivos de vida com perseverança e estudo, sem temerem exercer profissões tradicionalmente ocupadas pelos homens.


Hoje, as motoristas femininas da VUG, como Adenisia, somam somente 10% do total, mas é um número que vem crescendo. Em outras funções dentro da empresa, a proporção de mulheres é bem superior, chegando a 60% na área administrativa e 50% na operação de GPS.

“Me tornei motorista de ônibus graças às amizades que fiz no meu trabalho anterior, em uma padaria que ficava bem em frente a um ponto de ônibus. Consegui uma oportunidade de emprego como encarregada de cobranças das tarifas, e a empresa identificou rapidamente que eu tinha o perfil de motorista de ônibus.  Foi aí que tive a oportunidade de iniciar uma nova trajetória profissional”, explica Adenisia.

Ela passou por um curso de formação específico para condutores de transporte coletivo, que aborda aspectos práticos e teóricos, incluindo normas de trânsito, primeiros socorros e aspectos comportamentais. Além disso, teve que alterar a sua carteira de habilitação para a categoria D, que representa os condutores de veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros. “Recomendo a todas as mulheres que almejam seguir essa profissão que não desistam. Que corram atrás dos seus sonhos”, acrescenta Adenisia.

Já a Viação Campos dos Ouros, também de Guarulhos, deu a oportunidade para Joseli Josefa Marques da Silva, de 50 anos, atuar na função de lubrificadora, cuja missão é selecionar o material de limpeza e as ferramentas para a lubrificação dos motores nos veículos de transporte. “Antes de me tornar lubrificadora, em 2007, eu era encarregada do setor de limpeza, responsável pela lavagem interna dos veículos. Amo o que faço e recomendo a todas as mulheres a não terem medo de trabalhar em um setor predominantemente masculino. Se é o que gosta, siga em frente” afirma.  

A Renata Lopes Ribeiro, de 45 anos, que também trabalha na Viação Campos dos Ouros, inicialmente foi cobradora de ônibus, passou para a função de manobrista e, hoje, é motorista de ônibus. Ela diz que dirigir é a sua paixão e aconselha as mulheres primeiro a sonharem, e depois lutarem e colocarem em ação o plano para a conquista do emprego almejado.

“No começo foi difícil trabalhar com os homens, mas a diversidade de gênero precisa ser aceita, e o melhor a se fazer é ignorar as palavras negativas. Siga em frente com positividade e mostre que o mercado de trabalho está disponível para todos”, aconselha Renata.

As empresas Viação Urbana Guarulhos e Viação Campos dos Ouros são associadas da Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região), que é responsável pela administração do Bilhete Único de Guarulhos.

Sobre a Guarupass

Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região) é referência no setor de transportes há 28 anos. Além disso, é uma das pioneiras no segmento de bilhetagem eletrônica no País. Responsável pela administração do Bilhete Único de Guarulhos, cartão eletrônico válido em todas as empresas de ônibus da região, a entidade funciona também como importante elo entre o poder público, usuários do transporte e as Concessionárias do município. Realiza ainda estudos técnicos, visando contribuir com a modernidade, segurança e bem-estar dos passageiros. Sua sede está localizada no centro de Guarulhos, onde também está situada sua loja. No local, os clientes e usuários podem fazer o cadastro, carregar os bilhetes e ter acesso aos demais produtos. A Guarupass administra mais cinco lojas nos terminais de ônibus da cidade e mais de 100 postos de venda terceirizados, atendendo mais de 1.600 pessoas por dia.  Com forte atuação em ações de responsabilidade social, apoia campanhas e entidades por meio de diversos projetos, como o Escola na Garagem, Campanha do Agasalho, do Casamento Comunitário, Natal Solidário, entre outros. Com nove empresas associadas, conta com quase sete mil colaboradores. 

Guarupass
Atendimento à Imprensa
Grupo Printer Comunicação 

Christiane Nociti
Telefone: (11) 98248-9151
E-mail: [email protected]

Eduardo Sanches
Telefone: (11) 99305-3328
E-mail: [email protected]

Março/2024


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia