07/03/2024 às 09h48min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h00min

Bureau Veritas inspeciona mais da metade do algodão produzido no Brasil

Atento à crescente demanda do setor, Grupo construiu um quinto laboratório de inspeção no Mato Grosso, com capacidade de análise diária de 13 mil amostras

Beatriz Soares Gomes
Domínio Público

Líder em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), o Bureau Veritas é responsável por atestar a qualidade de aproximadamente 55% da última Safra de Algodão 2022 | 2023. Com a colheita concluída, a produção brasileira de algodão atingiu a marca de 3,27 milhões de toneladas da pluma, um aumento de 28% em comparação com a safra anterior. Antecipando o aumento da demanda, o Grupo inaugurou no último ano seu quinto laboratório de inspeção de fibra de algodão em Lucas do Rio Verde/MT, aumentando sua capacidade de análise para 55 mil amostras por dia.

 

“O Brasil é o segundo maior exportador de algodão do mundo e o Bureau Veritas inspeciona mais da metade da produção brasileira. Nossas análises validam e certificam todo o trabalho do cotonicultor na condução de sua lavoura e no beneficiamento do algodão, impactando diretamente no seu valor de mercado e atestando o cumprimento de parâmetros de alto padrão aos investidores”, afirma Guilherme Cauduro, diretor de Agronegócios, Food & Commodities do Bureau Veritas.

 

A cotonicultura brasileira vem ganhando cada vez mais espaço no mercado global, impulsionado pelo aumento da demanda de países como China, Turquia e Bangladesh. O Bureau Veritas desempenha papel fundamental atestando a qualidade da fibra de algodão produzida no país. Entre os aspectos analisados estão espessura, resistência, alongamento, maturidade, brilho, amarelamento e impureza. A partir dos laudos, os produtores reiteram aos seus clientes a conformidade e o nível de qualidade do produto, essenciais para negociar valores e volume de compra. 

 

A maior produção de algodão no Brasil é proveniente do Mato Grosso, onde o Bureau Veritas possui o maior centro de análise de fibra de algodão da América Latina em Sapezal (com capacidade de 15 mil amostras/dia), além das unidades em Rondonópolis, Sorriso, Campo Novo do Parecis e, agora, em Lucas do Rio Verde. A escolha do município mato-grossense para a construção do quinto laboratório de algodão do Grupo reflete a importância da região para a cotonicultura nacional. Com capacidade para verificação de 13 mil amostras diárias e ocupando um espaço de 800 m², a nova unidade conta com uma equipe especializada em inspeção técnica de fibra de algodão, além de oito máquinas, que asseguram agilidade, confiabilidade e credibilidade das análises. Somados, os cinco laboratórios podem verificar mais de 7 milhões de amostras. Durante o pico da colheita, o Bureau Veritas também auxilia na geração de renda, com a abertura de mais de 300 vagas de emprego.

 

Os cinco laboratórios do Grupo são credenciados pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) e seguem as normas de órgãos referência no setor, como United States Department of Agriculture (USDA), The International Cotton Association (ICA Liverpool), Bremen Cotton Association e Bremen Faser Institute. Durante o ano de 2023 todos os laboratórios foram credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) representando um importante marco e oferecendo ainda mais credibilidade aos resultados atestados pelos Laboratórios do Grupo. As cinco unidades também estão em processo de certificação da ISO 17025, norma internacional que atesta a qualidade e competência de laboratórios de ensaio e calibração.

 

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 5,7 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo mais de 6 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia