08/03/2024 às 08h37min - Atualizada em 08/03/2024 às 08h40min

Bicheiro de série da Globo é alvo de operação policial; saiba detalhes

A polícia acusa Bernardo Bello de ser o chefe do bando

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

A Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagraram uma operação cujo alvo é o bicheiro Bernardo Bello Pimentel Barbosa e sua organização criminosa. 

Na ação que ocorre, nesta quinta-feira (7), são cumpridos oito mandados de prisão e oito de busca e apreensão, expedidos pela Justiça, em estabelecimentos comerciais. 

 

Os mandados de prisão foram expedidos contra: Bernardo Bello, Allan Diego, Marcelo Magalhães, Marcelo Sarmento, Isaquiel Fraga, Rodrigo Palomé, Diego Netto Braz dos Santos e Wallace Pereira Mendes. Os dois últimos são filhos de Marcelo Sarmento — apontado como segurança de Bello —, que deram apoio operacional ao crime.

A investigação indica que as empresas faziam parte de um esquema de lavagem de dinheiro do contraventor, que está foragido. Além dele, há mandados de prisão preventiva contra seu ex-cunhado, Allan Diego Magalhães Aguiar, que já se encontra preso por homicídio.

A ação é um desdobramento das Operações Às de Ouro I e II, ocorridas em junho de 2022 e em julho do ano passado, realizadas pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRJ e a Polícia Civil. 

Foi por meio dessas investigações para elucidar o assassinato do advogado Carlos Daniel Dias, ocorrido em maio de 2022, no bairro do Cafubá, na Região Oceânica de Niterói, que os agentes e promotores descobriram que Bernardo Bello tinha como operador financeiro Allan Diego. 

No esquema de branqueamento de ativos, a polícia também aponta como integrantes do núcleo criminoso o pai e o irmão de Allan Diego: Evaldo de Aguiar e Renan Aguirre Magalhães Aguiar. Os dois foram denunciados pelo MPRJ, mas não houve pedido de prisão contra eles.

A polícia acusa Bernardo Bello de ser o chefe do bando, Allan Diego é apontado pelos investigadores como o braço financeiro do grupo criminoso. Ele consta como sócio de empresas, principalmente postos de gasolina.

Série da Globo

Em novembro do ano passado, a Globo lançou a série documental Vale o Escrito - A Guerra do Jogo do Bicho. Ao narrar a história recente da contravenção no Rio de Janeiro e suas conexões com o crime organizado, a produção do Globoplay narra a saga de duas famílias rivais, os Andrade (do patriarca do jogo do bicho Castor de Andrade) e os Garcia (de Waldomiro Garcia, o Miro).

Estão representados nos sete episódios bicheiros assumidos e carismáticos patronos de escolas de samba, e os novos capos --esses se apresentam como empresários bem-sucedidos e sofisticados, não como contraventores, mas são mais violentos que seus antecessores. Na episódio referente a Bernardo, a plataforma o descreve como "Um forasteiro do poder". Ele é descrito como ex-marido de Tamara e apontado como novo dono do jogo na família Garcia, que assistiu seu nome ser envolvido em crimes contra Myrinho, filho caçula de Maninho, e Shanna.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia