07/03/2024 às 00h49min - Atualizada em 07/03/2024 às 00h50min

França se torna o primeiro país a tornar o aborto um direito previsto na constituição

Dos 852 deputados e senadores reunidos, 780 votaram a favor e 72 contra

REDAÇÃO
AB NOTICIA NEWS
Reprodução

Uma resolução de grande significado foi alcançada nesta segunda-feira (4) pelo parlamento francês. O país europeu tornou-se pioneiro ao aprovar a inclusão do direito ao aborto em sua Constituição nacional.

O Congresso francês, composto pelas duas câmaras do Parlamento em Versalhes, deliberou sobre o projeto que visa constitucionalizar o aborto, obtendo uma vasta maioria favorável. Dos 852 membros do parlamento reunidos, 780 votaram a favor e 72 votaram contra.


Conforme indicam estudos, o direito ao aborto desfruta de uma aceitação mais ampla na França, contando com o apoio de 80% dos cidadãos franceses. Essa aceitação supera a registrada nos Estados Unidos e em muitos outros países ao redor do mundo.

"Estamos transmitindo uma mensagem a todas as mulheres: seu corpo é seu e ninguém mais pode decidir por você", afirmou o primeiro-ministro Gabriel Attal aos parlamentares.

O direito legal ao aborto na França foi estabelecido em 1974 para as mulheres. Apesar da aprovação dessa medida na época, houve várias críticas à decisão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia