05/03/2024 às 10h17min - Atualizada em 06/03/2024 às 00h04min

NGK elenca três tendências no sistema de injeção de combustível

Empresa destaca regulamentações ambientais como grandes impulsionadoras das evoluções dos motores

Anna Carla Jurazecki de Mattos
Por assessoria de imprensa
Divulgação

São Paulo, março de 2024 A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, compartilha insights sobre as tendências atuais no desenvolvimento de sistemas de injeção de combustível e destaca três inovações que estão impulsionando a eficiência energética e a redução de emissões de poluentes em veículos.

1- Adoção de injeção direta: a tecnologia de injeção direta está se tornando universal na indústria automotiva. Anteriormente reservada para veículos de alta categoria, a injeção direta agora está sendo amplamente adotada em veículos populares. 

2- Aumento do uso de motores turboalimentados: os motores turbo são cada vez mais comuns, com o controle eletrônico da pressão de sobrealimentação sendo realizado pelo sistema de injeção. Essa abordagem permite uma gestão mais precisa do combustível, resultando em maior eficiência e menor emissão de poluentes.

3- Presença de motores 3 cilindros e ‘downsizing’: a tendência de motores de 3 cilindros segue a filosofia de downsizing, visando reduzir a cilindrada do motor para melhorar a eficiência energética. Essa abordagem, combinada com o aprimoramento da tecnologia de injeção, promove uma redução significativa no consumo de combustível e nas emissões de CO2.

Contribuição para a sustentabilidade ambiental 

As tendências mencionadas visam a redução das emissões de poluentes e buscam aumentar a eficiência energética dos veículos, sendo impulsionadas por regulamentações ambientais cada vez mais exigentes. Nesse sentido, iniciativas como o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) no Brasil funciona como aliado do desenvolvimento de novas evoluções automotivas. O Proconve estabelece limites de emissões e metas de redução, incentivando as montadoras a investir em tecnologias mais limpas e eficientes.

“Em termos técnicos, para minimizar as emissões, são adotados sistemas de injeção mais sofisticados e catalisadores no sistema de escape. Para otimizar a eficiência energética, são aplicadas tecnologias como velas de ignição de materiais nobres, melhorias no projeto das câmaras de combustão e redução das perdas mecânicas no motor”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil.

Com o compromisso de oferecer respostas que estejam em conformidade com os mais exigentes padrões ambientais, a Niterra disponibiliza, por meio de suas marcas NGK e NTK, uma vasta gama de componentes, que incluem velas, cabos e bobinas de ignição, velas de aquecimento sensores automotivos, entre outros produtos. Além de fabricar essas peças, a empresa se destaca pela implementação de iniciativas globais voltadas para a preservação do meio ambiente e para promover a sustentabilidade em suas operações

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações e Agronegócio. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.

RPMA Comunicação

Anna Carla Jurazecki - (11) 94247-6804
Cassia Schittini - (11) 97732-0294


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia