06/03/2024 às 08h15min - Atualizada em 06/03/2024 às 08h20min

Fábricas da BYD são autorizadas e se instalarão em Camaçari

Liberação para a chegada das fábricas da BYD foi dada pelo Governo do Estado da Bahia

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), autorizou a realização da alienação de uma área localizada no polo petroquímico de Camaçari. O terreno, que pertence ao estado, será cedido à BYD. A partir de agora, a empresa chinesa poderá proceder com a instalação do complexo fabril para a produção de carros elétricos e híbridos.

 

 

Essa autorização foi concedida após a gigante chinesa apresentar o projeto de empreendimento industrial. Nesse projeto foram respondidos todos os efeitos socioeconômicos e outros detalhes previstos na legislação estadual para essa questão. Outro detalhe que ‘facilitou’ essa liberação foi o fato de nenhuma outra interessada apresentou um projeto efetivo que demonstrasse a competividade e a necessidade de seleção, o que caracterizo

O ato foi oficializado após BYD apresentar o projeto de empreendimento industrial para a área, com demonstração de efeitos socioeconômicos, como prevê a legislação estadual para essa finalidade. Ainda de acordo com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), houve a publicidade do interesse da BYD e nenhuma outra empresa apresentou projeto efetivo econômico que pudesse demonstrar competitividade e necessidade de seleção, caracterizando a falta de necessidade de realização de uma licitação, ou seja, a inexigibilidade licitatória.

PRODUÇÃO

Desde 2023 que a BYD promove estudos ambientais e de viabilidade no local, o que facilitou a criação e apresentação do projeto. No local, a empresa chinesa produzirá veículos de passeio e caminhões elétricos. Também serão fabricados carros híbridos e chassis de ônibus, além de realizar o processamento de lítio e ferro fosfato, itens utilizados nas baterias dos veículos fabricados no local.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia