04/03/2024 às 00h11min - Atualizada em 04/03/2024 às 00h15min

Com conselheiro de Lula na mira da PF, Planalto se manifesta

Conselheiro de Lula é investigado por supostas fraudes financeiras

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
José Cruz / Agência Brasil

O Palácio do Planalto se pronunciou sobre a investigação da Polícia Federal (PF) contra o empresário José Garcia Netto, suspeito de fraudes contra o sistema financeiro. Neto é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), mais conhecido como "Conselhão" de Lula (PT).

 

Essas investigações foram iniciadas em julho de 2023, após denúncias apresentadas pelo Banco Central do Brasil (CBC), que apurava uma série de manobras fiscais e empréstimos irregulares. Essas movimentações teriam sido realizadas pela empresa de Garcia Netto, a Caruana S.A

O Planalto enfatiza que eventuais conclusões das investigações da PF que apontem para incompatibilidades com a função exercida por Garcia Netto serão submetidas à análise da Secretaria-Executiva do Conselho. Vale lembrar que esse "Conselhão" foi criado ainda no primeiro mandato de Lula e foi reativado em 2024 após ter sido extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O conselho é composto por 245 membros, com a participação de empresários, executivos, pesquisadores, artistas e sindicalistas, e não é uma entidade não remunerada.

O QUE ACONTECE SE FOR CONDENADO?

José Garcia Netto, é diretor-presidente da Caruana, e enfrenta a possibilidade de ser acusado de três crimes. O mais grave deles está na gestão fraudulenta de uma instituição financeira. Neste caso, a pena pode variar de três a 12 anos de prisão, além de multa. Com informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia