28/02/2024 às 15h45min - Atualizada em 02/03/2024 às 00h02min

Programa de Mentorias da ABCR está com inscrições abertas até o dia 1º de março

Iniciativa tem o objetivo de conectar e gerar troca de conhecimento entre os profissionais de captação de recursos no Brasil

Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação
www.depropositocomunica.com
Divulgação

Até o dia 1º de março a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) está com inscrições abertas para seu Programa Mentorias ABCR, que tem o objetivo de conectar profissionais que são referência na área de captação de recursos no país a outros captadores. 

Como forma de fortalecer vínculos entre a rede de associados da organização, o Programa possibilitará que captadores experientes na função auxiliem outros profissionais na resolução de problemas pontuais e ofereçam um direcionamento para que os mentorados se conectem com seus objetivos e definam as melhores estratégias para alcançá-los. Para tirar dúvidas de como se inscrever no programa, no próximo dia 28 de fevereiro a ABCR irá promover uma sessão de tira-dúvidas on-line, via Zoom.

“Fazer parte de um programa como esse amplia a rede de apoio e melhora a confiança em tomar decisões, principalmente em questões técnicas relacionadas à captação de recursos”, afirma Fernando Nogueira, diretor-executivo da ABCR. 

A busca por oportunidades e ter um tempo de qualidade com grandes profissionais da captação de recursos foi a principal motivação de Juliana Fonseca, coordenadora de parcerias e captação nacional da Fundação Amazônia Sustentável - FAS. Para ela, que entrou na ABCR em junho de 2022, foi uma construção de escuta aos novos membros. “Eu fui mentorada por Rachel Carneiro, a quem admiro e me inspiro, em um momento de transição de carreira e que fez toda a diferença em nossas conversas. Hoje estou em um cargo ao qual eu e ela desenhamos lá na mentoria”, afirma.

Como participar

Para participar do Programa de Mentorias, é preciso ser associado da ABCR (associe-se aqui), ter disponibilidade para participar de três encontros oficiais propostos pelo programa e para uma conversa mensal individual entre mentor e mentorado. Interessados devem se programar para participar do Festival ABCR e ter capacidade para orientar e/ou ser orientado na modalidade on-line. 

Os mentorados do Programa terão acesso a momentos de troca e busca conjunta de soluções com captadores de recursos voluntários da ABCR, com pautas divididas nos mesmos eixos do Festival ABCR: estratégia, fortalecimento institucional, aspectos de gestão para a captação de recursos, formas inovadoras de captação e desenvolvimento contínuo de carreiras sólidas. Ao final da mentoria, todos os participantes devem elaborar artigos com reflexões obtidas ao longo do programa e a ABCR fará uma reunião para receber feedbacks sobre a experiência. 

Inscrições 

Especialistas interessados nas vagas de mentoria (mentores) devem preencher o formulário disponibilizado nesta página. No preenchimento do cadastro, é preciso identificar a área de conhecimento na qual se sentem mais seguros para orientar outros captadores e ter disponibilidade para participar de seis encontros nos próximos três meses, sendo três encontros individuais com o mentorado e três encontros institucionais para apresentação, acompanhamento e finalização do processo de mentorias. A seleção de mentores será baseada na compatibilidade entre a experiência dos profissionais e os desafios apontados pelos captadores.

Já os captadores que desejam participar do Programa de Mentoria da ABCR (mentorados) devem realizar as inscrições nesta página. “Ano passado tivemos nossa edição piloto, que trouxe grandes aprendizados para os participantes e também para a ABCR. Agora, estamos contentes em lançar essa nova edição já incorporando várias melhorias”, complementa Fernando.

No dia 18 de março, será anunciado no site da ABCR os mentores selecionados e, no dia 27 de março, será a vez de anunciar os mentorados escolhidos. O período de mentorias acontece entre 01 de abril e 12 de julho, com direito a certificado ABCR para ambos. Para mais informações, acesse www.captadores.org.br

Sobre a ABCR

A ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil. Lidera campanhas, eventos e uma série de outras iniciativas de fortalecimento do setor e de apoio a quem atua por uma sociedade mais justa e democrática. Entre os destaques, temos o Dia de Doar e o Festival ABCR.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia