29/02/2024 às 15h43min - Atualizada em 02/03/2024 às 00h00min

Adotada por 57,4% das franquias de alimentação, saiba como a Dark Kitchen pode te ajudar nessa Páscoa

Feriado será celebrado no dia 31 de março

João Pedro Batista
Freepik.

Há poucos dias do fim do carnaval, é possível notar em vários cantos do país que os supermercados já estão com as prateleiras voltadas para a Páscoa. Considerada a Black Friday do chocolate, a data tem projeções positivas e deve seguir recuperando o desempenho de antes da pandemia. Em 2023, por exemplo, o item vendeu R$ 2,5 bilhões 一 dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Mas se engana quem acredita que a Páscoa é apenas chocolate. O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou que o varejo cresceu 4,6% em 2023 一 com números 30% acima do período pandêmico. E o setor alimentício pode se beneficiar através das Dark Kitchens, uma tendência cada vez mais forte no período.

Estes estabelecimentos são dedicados exclusivamente ao delivery, podendo atender e/ou cozinhar para mais de um restaurante 一 o que é um prato cheio em meio ao crescimento dos aplicativos de delivery que, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), cresceram 7,5% em 2023.

Dark Kitchens já são usadas por 57,4% das franquias de alimentação

Outro dado promissor sobre as Dark Kitchens é a projeção deste negócio atingir faturamento global de US$1 trilhão até 2030. Este dado levantado por um estudo da Euromonitor aponta que o crescimento do segmento pode fazê-lo devorar metade dos serviços de drive-thru e retirada de refeições.

Não à toa, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) constatou que 57,4% das franquias de alimentação já aderiram às Dark Kitchens 一 tendo aumento de 50% no faturamento. Além disso, um estudo da consultoria Bain & Company aponta para uma margem de lucro bruta de 30% deste modelo de negócios, o dobro dos restaurantes tradicionais, que tiveram lucratividade de 15%.

Apesar de já existirem antes da pandemia, foi a maior crise sanitária do século que fez com que as cozinhas fantasmas explodissem no mercado. Como foi necessário se adaptar às plataformas digitais para se manterem operantes durante as medidas restritivas, os restaurantes aderiram ao modelo.

Para se ter noção da importância do modelo, a pesquisa Alimentação na Pandemia apontou que as entregas atingiram representatividade de 39% no setor alimentício 一 antes, era 24%. Além disso, 85% dos negócios as mantiveram mesmo após a reabertura para refeições presenciais, já que o nicho se mostrou lucrativo.

Como usar uma Dark Kitchen na Páscoa?

Ainda sobre a pesquisa do Euromonitor, nela é possível ver que a venda de marmitas, kits com ingredientes para cozinhar, restaurantes e snacks possuem potencial de perder espaço para as cozinhas de delivery 一 com 35%, 30%, 25% e 15%, respectivamente.

Diante desse cenário, as dark kitchens podem se tornar uma alternativa para potencializar negócios durante a Páscoa, com a oferta de cozinhas voltadas para delivery. Isso independentemente do que será vendido, como chocolate, pratos com bacalhau ou qualquer outro item na área gastronômica.

Por ter um modelo de negócios focado na otimização de processos e economia de custos, é possível usá-lo para tornar o negócio mais rentável e lucrativo. Isso permite também um aumento da cobertura de entrega, oferecendo produtos de maior qualidade 一 por meio até de parcerias com aplicativos de entrega — evitando reclamações e contribuindo para a alegria das famílias durante o feriado.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia