29/02/2024 às 14h25min - Atualizada em 01/03/2024 às 00h01min

Serasa Experian dá dicas para empreendedores expandirem seus negócios

Vídeos da playlist Bora Empreender trazem dicas, tutorias para superar as burocracias necessárias e erros mais comuns acerca do tema

Bruna Leone Romancini
divulgação
São Paulo, 29 de fevereiro de 2023 – Ver sua empresa crescer e dar os próximos passos é um momento que muitos empreendedores trabalham para conquistar. É importante, porém, que essa decisão seja tomada com segurança e planejamento. Para apoiar as pequenas e médias empresas, a Serasa Experian preparou um conteúdo detalhado com dicas, burocracias necessárias e erros mais comuns que algumas PMEs comentem nesse momento. O conteúdo também faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube e vai de temas básicos até avançados.

O primeiro passo é traçar um plano para colocar os aprendizados adquiridos até então em prática. Entender os pontos fortes e pontos a melhorar do seu negócio é fundamental para ampliá-lo, além de ter clareza do objetivo a ser atingido. Ter em mente as três perguntas básicas a seguir e respondê-las ajuda a planejar as ações e decisões que precisam ser tomadas.

  • Onde estou?
  • Para onde quero ir?
  • Como chegar lá?
Com o plano em andamento, é hora de investir em marketing.
A dica da Serasa Experian é deixar esse item contemplado no planejamento prévio de ampliação e uma verba destinada. Esse momento é importante pois é preciso entender como sua empresa se posiciona no mercado e, em seguida, criar o planejamento de marketing.
É importante reforçar também que, especialmente em um momento de crescimento, controlar e monitorar as finanças é o que permite a diminuição dos riscos. Esse controle contribui com a saúde financeira do negócio, em um momento que é fundamental.

Expansão na prática
Planejamento feito, é hora de executar o plano de crescimento e ficar atento aos próximos passos para consolidar a ampliação. Veja as dicas abaixo preparadas pela Serasa Experian:
  1. Fique atento as novas obrigações fiscais
Se seu empreendimento aumentou o porte, é preciso ficar atento as novas obrigações fiscais e as novas tributações condizentes com o seu tamanho.
  1. Finanças sobre controle
Ponto levantado na fase de planejamento, é superimportante manter a saúde financeira em dia durante o processo.
 
  1. Investimento e crédito
Essa é uma opção para empreendedores apoiarem seu crescimento. Para isso, é preciso reduzir riscos, ter uma boa saúde financeira e um score CNPJ em bom nível para conseguir boas taxas de juros e opções no mercado.
  1. Qualificar a equipe
Esse é um item fundamental para sua empresa, ainda mais em momentos de crescimento. É ainda um erro comum de muitos empreendedores. Treinar a equipe é decisivo para o sucesso e parte da estratégia que levou até a expansão, então, fique atento! Além disso, valorize as boas lideranças, que são fundamentais para essa nova realidade.
  1. Conte com Parcerias
É importante entender que esse momento da jornada empreendedora esse passo é fundamental para o sucesso. Ter bons parceiros permite que você tenha tempo e consiga focar no que realmente importa para seu o negócio.

Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube da Serasa Experian como parte do programa voltado a disponibilizar material gratuito de suporte a empreendedores.

Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, e conquistar mais clientes. Clique aqui para acessar!
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia