28/02/2024 às 18h07min - Atualizada em 29/02/2024 às 00h01min

L'acqua Di Fiori: a retomada estratégica da marca brasileira que já teve 2,5 mil lojas

Após uma década de desafios, agora sob nova direção de investidores brasileiros, a marca se prepara para retomar seu lugar de destaque

Kamila Garcia
Envato

Como uma fragrância resistente, a L'acqua Di Fiori emerge uma década após enfrentar desafios, como um ícone de resiliência no cenário da perfumaria nacional. Sob a nova direção de investidores brasileiros, que agora detêm 75% do controle acionário, a marca, que já foi uma gigante com mais de 2,5 mil lojas, traçou metas ousadas para retomar seu lugar de destaque no mercado.

A história da L'acqua Di Fiori remonta à década de 1980, quando Leopoldo Mesquita e sua esposa começaram a revender perfumes em Belo Horizonte, Minas Gerais. Inovando ao aumentar o teor de essência nos perfumes, a marca se destacou e se expandiu pelo franchising, competindo diretamente com grandes nomes do setor como a Boticário, por exemplo.

Contudo, a empresa enfrentou desafios significativos, incluindo a doença e morte do fundador, transferência do negócio para os filhos, fechamento de centenas de lojas e o encerramento da fábrica em 2019. Apesar das dificuldades, a L'acqua Di Fiori nunca deixou de ser lembrada, permanecendo na memória afetiva e olfativa das pessoas.

Para essa retomada, a empresa conta com a parceria da Goakira Consultoria, especializada em franquias e varejo, liderando a reestruturação no modelo de franquias aliado ao omnichannel. A empresa planeja voltar ao seu auge, atingindo a marca de 2,5 mil lojas em todo o país nos próximos cinco anos. Essa expansão será impulsionada pelo modelo de franquias, que oferecerá formatos de quiosque, loja de shopping e de rua.

A estratégia de retomada abraça a abordagem omnichannel, explorando vendas online, marketplaces e venda direta por meio de revendedores. A integração de canais de venda e comunicação com o consumidor tornou-se uma das estratégias primordiais para impulsionar a recuperação. A “omnicanalidade” agora se manifesta no desenvolvimento de sites e soluções tanto nos pontos de vendas físicos quanto digitais. 

Leandro Terada, sócio e CEO da marca, destaca a importância da memória afetiva na jornada de recuperação. Mesmo modernizando a produção com inovações tecnológicas, a L'acqua Di Fiori preserva sua essência única. O franchising, parte intrínseca da história da marca, continua a desempenhar um papel crucial na estratégia de expansão eficiente.

O histórico da marca, com participações em novelas como Top Model e rostos conhecidos em suas campanhas, como a atriz Maria Fernanda Cândido, adiciona nuances à narrativa de ressurgimento. No Brasil, onde a fragrância é uma parte significativa da cultura, 78% da população consome perfumes, em comparação com 50% na Europa, aproximadamente 30% nos Estados Unidos e menos de 2% na China. Este mercado em ascensão prevê uma expansão anual de 6,3% até 2027, de acordo com a pesquisa da Statista.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia