29/02/2024 às 07h30min - Atualizada em 29/02/2024 às 07h30min

Ministério Público promove nova edição do Painel dos Festejos Juninos em 2024

Painel dos Festejos Juninos na Bahia ganhará nova edição em 2024, trazendo inovações

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) promove uma nova edição do Painel da Transparência dos Festejos Juninos na Bahia em 2024, visando coletar e disponibilizar informações sobre os investimentos em atrações artísticas pelos 417 municípios do estado. O lançamento oficial desta ferramenta aconteceu nesta terça-feira (27), durante uma reunião realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

 

Na edição anterior, 217 municípios forneceram dados para a plataforma, revelando um total de R$ 283 milhões investidos em 6.743 apresentações contratadas entre 2022 e 2023. O novo ciclo do Painel dos Festejos Juninos começará com a atualização do site na próxima semana, e a coleta de dados terá início em 18 de março, com prazo final estabelecido para 30 de maio. 

A entrega do 'Selo Transparência' aos Municípios participantes está marcada para 6 de junho. A iniciativa é uma colaboração entre o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

A reunião de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes do Ministério Público, TCE, TCM e outras instituições. O promotor Frank Ferrari apresentou as novidades do painel, destacando a implementação de uma área restrita para que os municípios alimentem diretamente a ferramenta com dados das festas, além de um estudo sobre o impacto econômico dos festejos nas comunidades locais. 

O São João é uma festa importante da Bahia. É o natal do nordestino. Não queremos proibir nada, mas apenas garantir a legalidade e a aplicação correta dos recursos públicos”, disse a Procuradora-Geral de Justiça, Norma Cavalcanti.

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Tigre, expressou entusiasmo com a iniciativa. 

É um movimento histórico, que poderá servir de modelo para outros eventos em todo o país. A parceria entre os órgãos de controle e os prefeitos engrandece a Bahia”, declarou o presidente da UPB. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia