27/02/2024 às 18h47min - Atualizada em 28/02/2024 às 00h01min

CEO da Food To Save aponta mitos e verdades sobre empreendedorismo

Para o empresário, propósito é fundamental para o sucesso do negócio

Júlia Silva de Lira
Crédito_ Jefferson de Souza

Inconformado com o cenário do desperdício de alimentos durante um empreendimento que teve em uma rede de supermercados na Espanha, Lucas Infante decidiu tirar os planos do papel e criar um dos maiores sonhos de 6 a cada 10 brasileiros, o próprio negócio. Dados da pesquisa GEM, realizada pelo Sebrae em parceria com a Anegepe em 2023, mostram que 60% dos entrevistados citaram ter uma empresa como um dos maiores desejos.

Apelidada de o “Kinder Ovo dos adultos”, por vender sacolas que são totalmente surpresa, a Food To Save, app que há dois anos conecta estabelecimentos a consumidores engajados no combate ao desperdício de alimentos, conta hoje com  mais de 3.000 marcas parceiras como Cacau Show, Dengo Chocolates, Zé Delivery, Nestlé, Rei do Mate, Kibon, Zé Delivery e Havana. 

Com um cenário promissor do negócio, o CEO aponta mitos e verdades do mundo do empreendedorismo. Veja a seguir:

  1. Tenha missão, visão e valores e execute!

Verdade. Todo empreendedor já ouviu falar que é preciso ter a missão, visão e valores da empresa bem estabelecidos, mas o que muitas pessoas não falam é que é preciso tornar esses pilares parte da cultura da organização e praticá-los todos os dias. “É muito bonito ter isso em um mural ou no site da empresa, mas o exemplo arrasta! Se o seu time te vê praticando essas ações, ele vai ir junto com você”, diz o CEO.

  1. Empreender é o melhor caminho para enriquecer?

Mito. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, (Abstartups) 7 em cada 10 startups morrem antes dos cinco anos de atividade. Resiliência e consistência serão fundamentais ao longo da trajetória de empreendedorismo.

  1. O time que você escolhe faz diferença na saudabilidade do negócio?

Verdade. Escolher a dedo quem vai fazer parte dessa jornada é imprescindível. Ter um time alinhado e escutar ativamente as ideias, é fundamental para aumentar as chances de sucesso do negócio. Nem sempre o chefe terá as ideias mais criativas, mas ele é o responsável pela equipe e pelo espaço seguro para criatividade e troca. Lucas aponta que o time da foodtech é primordial para novos caminhos: “Na Food To Save, fazemos reuniões periodicamente para novas ideias, assim melhoramos processos ou até construímos novos. Todos ali estão unidos no mesmo propósito, revolucionar a forma que consumimos alimentos e acabar com o desperdício, isso nos mantém conectados e consequentemente vai impulsionar o nosso crescimento”, conta.

  1. É preciso ter bastante dinheiro para conseguir montar um negócio? 

Mito. Ter um investimento certamente será importante para a empresa, mas não é um empecilho para iniciar. O CEO comenta que é importante começar com um modelo de negócio mais simples e mais barato e ir aprimorando com o tempo.

De modo geral, o cofundador da Food To Save acredita que empreender com propósito é o melhor caminho. “Passar por momentos turbulentos é mais fácil quando você tem em mente o legado que o seu empreendimento vai deixar; A essência do negócio e o impacto dele, é o que vai mover o empreendedor!”, finaliza o CEO.

Sobre a Food To Save:

A Food To Save é uma foodtech sustentável, que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Por meio de um aplicativo, atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados com o consumo consciente. Com mais de 2 mil toneladas de alimentos resgatadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, a empresa mostra importante valor para enfrentar os problemas ambientais, sociais e econômicos que o país vive. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup engaja e empodera pessoas a reverem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos. A Food To Save é ainda uma das melhores empresas para trabalhar em 2023, segundo o ranking da Great Place to Work, foi finalista na categoria Alimentos - Delivery do Prêmio Reclame Aqui 2023 e está também entre as empresas selecionadas na segunda edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão, na categoria Novatas.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia