22/02/2024 às 11h17min - Atualizada em 26/02/2024 às 00h00min

Curso de atendimento a desastres e múltiplas vítimas inicia no HBDF

Iniciativa da gerente do pronto-socorro visa preparar equipes para estes tipos de eventos.

Pollyana Cabral Porto
IgesDF
Nesta terça-feira, 20/02, iniciou-se no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) o curso de atendimento a desastres e múltiplas vítimas, para elaborar um plano eficaz para situações críticas. A iniciativa partiu da gerente do pronto-socorro, Telma Ribeiro, visando garantir cuidados adequados a mais vítimas, racionalizando o uso de recursos e evitando a transferência do caos para dentro do hospital.

A gerente enfatizou a importância da participação de todas as lideranças, destacando que cada setor deve ter um papel ativo na construção desse plano de atendimento. "A ideia é que cada setor defina seu próprio processo de trabalho integrado ao plano maior. Por isso a importância da participação e colaboração de todos", ressaltou.


O curso, com duração de cinco terças-feiras, é composto por sete módulos e será ministrado pelo médico emergencista e cirurgião do trauma, Rodrigo Caselli. Experiente em gestão de situações de desastres e múltiplas vítimas, iniciou o curso provocando reflexões sobre o que caracteriza um desastre, uma catástrofe e um acidente com múltiplas vítimas, destacando a complexidade na classificação desses eventos.

Segundo Caselli, em acidentes de grande proporção, cerca de 10 a 15% das vítimas são consideradas graves, e sua sobrevivência depende dos procedimentos realizados corretamente na cena e no hospital. Portanto, o preparo das equipes é fundamental para mitigar os danos e trazer ordem ao caos.

"Os conceitos de planejamento e ação em situações de desastre devem ser de domínio de todas as equipes. O objetivo do preparo é mitigar os danos e trazer alguma ordem ao caos. É melhor ter um plano ruim, porém real, do que ter um plano perfeito que ninguém conhece. Somente o treinamento constante traz resultados reais", enfatizou o cirurgião do trauma, destacando a importância da preparação mesmo quando não se imagina que algo possa ocorrer.

O encerramento do curso, agendado para o dia 28/05, contará com um simulado no pronto-socorro do HBDF, em alusão ao movimento internacional do Maio Amarelo, o maior programa nacional de prevenção para conscientização e redução de mortes por acidentes de trânsito.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia