23/02/2024 às 19h16min - Atualizada em 24/02/2024 às 00h00min

Maternidade: 5 mitos e verdades sobre o pós-parto

Especialista de Plenitud® esclarece dúvidas sobre o puerpério

Plenitud
Plenitud

São Paulo, dezembro de 2023 – O pós-parto é um momento muito delicado e importante na maternidade. É fundamental que cada mulher esteja bem orientada para viver essa fase de forma leve e confortável. Por ser um assunto tão significativo e amplo, cercado de crenças e opiniões que nem sempre condizem com a realidade, Plenitud®, marca da Kimberly-Clark, líder em roupa íntima descartável para incontinência urinária, traz a uroginecologista e especialista em saúde feminina, dra. Lilian Fiorelli, para falar sobre os mitos e as verdades do puerpério – período de 40 dias de readaptação do organismo materno após o nascimento do bebê. 

 

  

 

1 – Há sangramentos vaginais durante o puerpério?  

VERDADE: durante a gravidez, o corpo da mulher passa por mudanças notáveis para acomodar o bebê em crescimento. Quando o bebê nasce, o útero, que abrigou o bebê até o momento, começa a se contrair para voltar ao seu tamanho original. Essas contrações podem resultar em sangramentos vaginais conhecidos como loquiação, que é uma parte natural do processo de recuperação pós-parto. 

 

2 – Os sangramentos vaginais possuem a mesma intensidade e duração para todas as mulheres?  

MITO: esses sangramentos têm duração e intensidade diferentes para cada mulher. Ainda assim, são normais no puerpério e geralmente diminuem gradualmente ao longo de algumas semanas, podendo durar até 40 dias após o parto.  

 

3 – Muitas mulheres também enfrentam escapes de xixi durante o puerpério? 

VERDADE: é muito comum que algumas mulheres após o parto, ou até durante a gestação, sofram com escapes de xixi. A perda de urina involuntária ocorre, dentre outros fatores, devido ao enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, que são frequentemente afetados durante a gravidez e o parto. Se a gestante não fortalecer o músculo com exercícios, a chance de ter escapes de xixi é muito grande. Porém, escapes de xixi não são normais e merecem uma avaliação médica. A recomendação é sempre procurar um especialista e realizar o tratamento necessário. Para ficar mais confortável durante o tratamento e seguir com a rotina, uma opção prática é utilizar absorventes ou roupa íntima descartável específica para incontinência urinária, a depender da quantidade de perda dos fluidos. 

 

4 – Não posso usar nenhum produto durante o sangramento do pós-parto? 

MITO: não é indicado o uso de absorvente interno ou coletores menstruais durante esse período; fora isso, não há restrições. Muitas mulheres usam roupa íntima descartável para conter o fluxo de sangue como uma solução mais confortável, com maior absorção e, por isso, promovendo mais segurança do que o absorvente externo comum.  

 

5 – Após o nascimento, os cuidados com a saúde das mamães continuam?  

VERDADE: sim, o período de gestação é marcado por uma série de alterações fisiológicas e anatômicas no corpo da mulher, inclusive no pós-parto. Também é um momento de muitas mudanças emocionais. É preciso entender que esses eventos são parte natural do processo de recuperação e não devem ser motivo de preocupação; por isso, é importante buscar informações, continuar a realizar as consultas de rotina e acompanhar essa fase de mudança e adaptação. 

 

Plenitud® entende que a roupa íntima descartável é uma excelente aliada às mulheres durante o pós-parto. “O uso da Roupa Íntima Descartável Plenitud® Femme é recomendável desde o primeiro momento pós-parto, já na maternidade. É uma solução prática e confortável para conter o sangramento, fluidos e possíveis escapes de xixi pós-parto, promovendo um puerpério mais tranquilo e confortável para as novas mães. A escolha cuidadosa desse produto permite que a puérpera se concentre em cuidar do bebê e na própria recuperação durante essa fase de transição tão importante”, explica Marisa Cazassa, gerente executiva de Marketing da Kimberly-Clark no Brasil. 

 

Sobre Plenitud  

Plenitud® é a marca de produtos para incontinência urinária da Kimberly-Clark. A linha completa, com protetor diário, absorvente, roupa íntima e toalhas umedecidas, atende a todas as necessidades de incontinência com produtos marcados por tecnologia, modernidade e discrição, oferecendo qualidade de vida aos usuários. A marca acredita na importância de naturalizar a conversa sobre a incontinência urinária, sem estigmas, e ser parceira na jornada entre o processo de descoberta dessa condição, passando pelo tratamento e pela cura.  

 

Sobre a Kimberly-Clark    

A Kimberly-Clark (NYSE: KMB) e suas marcas são parte indispensável na vida de pessoas em mais de 175 países. Movidos pela inovação, criatividade e compreensão das suas necessidades de cuidado mais essenciais, criamos produtos que ajudam as pessoas a vivenciar melhor suas experiências mais importantes. Nosso portfólio de marcas no Brasil, que inclui Huggies, Intimus e Plenitud, mantém o primeiro ou o segundo lugar em participação de mercado em aproximadamente 80 países. Aplicamos práticas sustentáveis para contribuir para a preservação do planeta, construir comunidades fortes e garantir que nossos negócios prosperem nas próximas décadas. Somos reconhecidos pelo quinto ano consecutivo pelo Ethisphere como uma das empresas mais éticas do mundo. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre nossa história de 150 anos de inovação, visite o site.  

  

Informações à imprensa   

PROS – PEOPLE RELATIONS   

[http://www%DC%82pros.com.vc/]www܂pros.com.vc   

pros܂agencia   

+55 11 3585-0100   

Gabriella Camilo   

[email protected]  

  Beatriz Santiago  

[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia