24/02/2024 às 10h47min - Atualizada em 24/02/2024 às 10h50min

Como o mundo todo ficou mais inseguro desde invasão russa da Ucrânia

Expressões como 2ª Guerra Fria e 3ª Guerra Mundial têm sido usadas por historiadores e analistas. Mas como está o mundo hoje, depois da invasão russa?

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

A guerra entre Ucrânia e Rússia está entrando no seu terceiro ano sem sinais de um fim próximo.

Mas o confronto — o maior em continente europeu desde a 2ª Guerra Mundial — teve repercussões muito maiores do que apenas na região.

Analistas e historiadores ainda discordam sobre as dimensões exatas do conflito. Alguns falam que a guerra na Ucrânia poderia talvez ser enxergada dentro de um contexto de uma espécia de 2ª Guerra Fria — e há até quem fale que ele poderia ajudar a desencadear uma 3ª Guerra Mundial.

Outros acreditam que essas noções são exageradas.

O que todos parecem concordar é que o mundo hoje é muito mais inseguro do que antes do dia 22 de fevereiro de 2022, quando tropas russas invadiram a Ucrânia.

 

Guerra mundial?

 

Os risco de uma guerra maior vem sendo aventado desde que a guerra começou.

Em busca de apoio, o presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, foi um dos primeiros a acender o alerta.

"Se a Ucrânia cair, o que acontecerá em dez anos? Pense nisso. Se [os russos] chegarem à Polônia, o que acontecerá em seguida? Uma 3ª Guerra Mundial?", disse Zelensky em setembro de 2023.

 

"Estamos defendendo os valores do mundo inteiro. E é o povo ucraniano que está pagando o preço mais alto. Estamos realmente lutando pela nossa liberdade, estamos morrendo."

Dois anos depois, o ex-presidente americano Donald Trump também vem destacando o assunto como parte de sua campanha eleitoral acusando o presidente Joe Biden de estar empurrando os Estados Unidos para uma nova guerra.

"Sou o único que pode evitar uma 3ª Guerra Mundial", disse Trump em recente comício eleitoral.

No Reino Unido e na Europa, a possibilidade de que a guerra ultrapasse as fronteiras da Ucrânia segue ganhando destaque recentemente. Veja o que disse o ministro britânico da Defesa, Grant Shapps.

"Dentro de cinco anos poderemos ter diversos conflitos, incluindo a Rússia, a China, o Irã e a Coreia do Norte. Perguntem a si mesmos, olhando para os conflitos atuais em todo o mundo, é mais provável que esse número aumente ou diminua? Eu suspeito que todos sabemos a resposta: é provável que cresça", disse Shapps em uma palestra no mês passado.

E declarações na mesma linha vieram da própria aliança militar Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia