16/02/2024 às 15h53min - Atualizada em 17/02/2024 às 00h02min

Carnaval x rotina de estudos: o que fazer?

Estamos iniciando o ano letivo, mas antes de completar um mês de aula já temos o feriado do Carnaval. O que fazer para não deixar essa pausa influenciar nos estudos?

Instituto Âncora Educação
Divulgação

Por Fabiana Itacaramby*


O Carnaval é um feriado muito esperado pelos brasileiros. É uma época de alegria, música e festa que muitos aguardam ansiosamente. A decisão de estudar ou não durante o Carnaval depende do contexto e da realidade de cada estudante.

Se você é um estudante universitário, provavelmente suas aulas irão iniciar após o feriado, então aproveite esse período para colocar a leitura em dia. Se você gosta da folia, curta bastante para depois você focar nos estudos. O mesmo vale para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental II: destinem um tempo para ler e fazer as atividades que foram propostas para esse período. Já para os estudantes do Fundamental I, o período vai depender de como os pais irão organizar a rotina nesses dias de feriado.

Uma dica valiosa é aproveitar: seja brincando no Carnaval, viajando para a casa de familiares ou conhecendo lugares novos, o importante é não deixar de levar um livro para sua leitura ou para ler para as crianças. Aliás, com os pequenos, o registro através de desenhos é uma boa opção!

  • Leve com você um material para as crianças fazerem um diário do Carnaval: caderno, canetinha, lápis de cor etc;
  • Mude o ambiente de estudo para evitar distrações, como a TV;
  • Escolha no máximo dois dias de folga e aproveite sem pensar nos estudos, brinque, descanse;
  • Aproveite as manhãs livres para se exercitar e ganhar energia extra;
  • É um momento de os pais aproveitarem com os filhos, por isso abuse de jogos, brincadeiras, banho de rio, mar ou piscina.
  • Confeccione máscaras de Carnaval, aproveite e conte histórias sobre essa festa popular brasileira.
5 livros com a temática do Carnaval para crianças
1. Carnaval - Carla Gullo, Rita Gullo e Camilo Vannuchi. Ilustração: Thiago Lopes
Em formato de almanaque, neste livro é possível descobrir várias curiosidades sobre o Carnaval. Quando surgiu a primeira escola de samba? Por que usamos máscaras? Quais as músicas mais antigas?
2. Os ibejis e o carnaval - Helena Theodoro. Ilustradora: Luciana Justiniani Hees
Nesta obra, a autora narra aos seus netos uma história sobre uma das festas mais tradicionais do Brasil. As ilustrações coloridas, trazem muitas referências ao Carnaval. Por fim, há um glossário com muitas informações sobre essa festa.
3. O rapto do galo - Fabiana Karla. Ilustradora: Rosinha Campos
Neste livro, o rapto do animal - símbolo de um dos maiores blocos de Carnaval do Brasil - serve como mote. A autora apresenta todos os personagens e elementos do folclore do Carnaval nordestino: o frevo, o maracatu, o coco, os bonecos de Mestre Vitalino, o Cirandeiro…
4. O carnaval dos bichos aloprados - Januária Cristina Alves. Ilustradora: Joana Lira
Aqui, mais uma vez, o foco é o Carnaval pernambucano. Ou seja, com um texto divertido e ilustrações coloridas, as autoras apresentam diferentes personagens do tradicional folclore de Recife e Olinda.
5. Aula de Carnaval e outros poemas - Ricardo Azevedo
Um dos mais renomados autores de livros para a infância e também folclorista, Ricardo Azevedo se dedica nesta obra a homenagear a alegria do Carnaval. Portanto, o ritmo e a sonoridade das palavras se destacam, mostrando toda a musicalidade e energia desta festa.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e a decisão de estudar ou não no Carnaval deve ser baseada em seu contexto. Seja qual for sua escolha, aproveite o feriado com responsabilidade e moderação.



*Fabiana Itacaramby é professora formada pela Universidade Estadual de Goiás, especialista em Leitura Teórica e Prática e finalizando a Pós em Alfabetização e Letramento. Atua desde 1998 na área da educação, exercendo várias funções como coordenadora de programas de correção de fluxo, técnica da superintendência de educação no estado de Goiás e coordenadora estadual dos Programas de Correção de Fluxo também em Goiás. Atualmente é responsável pelos programas pedagógicos do Instituto Âncora Educação.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia