16/02/2024 às 08h55min - Atualizada em 16/02/2024 às 08h55min

Brasil e Egito assinam acordos nas áreas de ciência, educação e tecnologia

No Egito, Lula agradeceu o apoio do país na repatriação dos 115 brasileiros que estavam em Gaza e pediu a ajuda para um dos objetivos da presidência brasileira no G20: a reforma das instituições globais.

REDAÇÃO
AB NOTICIA NEWS
Reprodução

Na excursão que o presidente Lula está realizando a nações africanas, ele se encontrou nesta quinta-feira (15) com o líder do Egito e com representantes da Liga Árabe antes de seguir para a Etiópia.


O presidente Lula começou a agenda se reunindo com o chefe de Estado egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi. O primeiro encontro, mais privado, foi seguido por outro, com a participação de ministros do governo, diplomatas e assessores. Brasil e Egito firmaram acordos nos setores de ciência, educação e tecnologia - além de um protocolo com o objetivo de facilitar a exportação de carne brasileira.

Em uma breve declaração, o líder egípcio abordou o conflito no território vizinho, a Faixa de Gaza. Abdel Al-Sisi solicitou uma interrupção imediata e duradoura das hostilidades, o aumento do auxílio humanitário e defendeu a estabelecimento de um Estado palestino.

O presidente Lula afirmou que o Brasil repudiou os ataques terroristas de 7 de outubro - quando o Hamas, que governa Gaza, causou a morte de mais de 1,2 mil israelenses. Lula também criticou as operações de Israel em resposta ao terrorismo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia