09/02/2024 às 09h11min - Atualizada em 16/02/2024 às 00h01min

Folia, feriado e condomínio: como síndicos e moradores devem se preparar para o Carnaval

Barulho excessivo, apartamentos vazios e danos a fachada são alguns dos cuidados que condôminos e síndicos devem ter nesta data tão aguardada

CondoConta
Freepik

Com a chegada do feriado de carnaval, síndicos preparam o condomínio com decorações e festas entre os moradores. Mas, para que tudo ocorra bem durante o feriado que costuma parar o Brasil, as preocupações precisam ir além dessas. Por isso, o CondoConta, primeiro banco exclusivo para condomínios, reuniu dicas com os principais deveres, cuidados e planejamentos que não podem ser esquecidos nessa data festiva.

Neste ano, o carnaval deve movimentar mais de R$9 bilhões, é o que projeta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para os condomínios, o impacto também costuma ser grande. “Toda essa movimentação de carnaval muda a realidade dos condomínios, inclusive trazendo riscos e preocupações extras para síndicos. Isso porque, enquanto alguns moradores aproveitam o período para viajar, o condomínio fica mais vazio”, comenta Rodrigo Della Rocca, CEO e fundador da fintech CondoConta.


Fachada
Segundo Rodrigo, atuante no mercado condominial há mais de uma década, um dos principais fatores a se ter atenção durante o carnaval em condomínios diz respeito à passagem de blocos e foliões em frente aos prédios. Muitos empreendimentos estão localizados em regiões onde costumam ser organizados blocos de rua e outras festas. “Infelizmente, não se pode esperar bom senso e comportamento exemplar de todos. A presença de milhares de pessoas, muitas delas alcoolizadas, pode trazer riscos para o condomínio. Um dos problemas mais relatados nas principais cidades do país são os casos de urina e depredação à fachada do condomínio”, explica o especialista.

Para evitar dores de cabeça, o síndico pode destacar algumas medidas extras de prevenção e segurança. Muitos optam por direcionar mais de um funcionário para aumentar a vigilância durante a passagem dos blocos ou, quando o orçamento permite, contratar mais pessoas especificamente para essa época do ano. Para proteger grades, portões e jardins, por exemplo, além de cuidar da limpeza das áreas comuns e externas do condomínio.

Áreas comuns
Outra situação típica do carnaval em condomínios, são as confraternizações realizadas dentro dos espaços comuns. Receber os amigos com festa é uma das opções para quem não gosta de ficar nos blocos de rua.

“Para que a situação não fuja do controle, é recomendado que o síndico reforce as regras previstas no regimento interno. Isso inclui a proibição do consumo de bebidas alcoólicas fora da área do salão de festa/churrasqueira, respeito ao limite de pessoas em cada ambiente e às recomendações de convívio e silêncio, por exemplo”, pontua Rodrigo.

Segurança
Quanto à segurança, normalmente, no feriado de carnaval, o condomínio fica mais vazio devido às viagens dos moradores, ou mais cheio caso deles ficarem em casa, já que crianças e adultos estão em recesso. Outro ponto de atenção são os novos hóspedes, considerando que alguns moradores locam seus apartamentos ou quartos nesse período. A sugestão para o momento é instruir os funcionários e colaboradores sobre esse período dentro do condomínio. Síndico e administração devem oferecer orientações sobre as regras, normas e cautelas com relação à segurança, conscientizando-os que a segurança depende de todos, moradores e funcionários. 

Decorações
Já para as decorações, engana-se quem pensa que o planejamento não é também um ponto importante. Segundo Rodrigo, o ideal é planejar os custos com a decoração de carnaval já na previsão orçamentária do condomínio. “Todos os gastos previstos para o ano devem ser discutidos e aprovados nas assembleias, na previsão orçamentária, devem constar também os gastos com decorações para momentos específicos do ano, assim, ninguém é pego de surpresa e todos podem aproveitar um ambiente mais agradável sem nenhum descontentamento”, acrescenta.

Em qualquer momento do ano, feriado ou não, o respeito ao próximo deve ser colocado em prática. Para Rodrigo, entender que existem perfis diferentes de pessoas que moram ou frequentam o mesmo local que você é imprescindível para manter o bom relacionamento, principalmente no carnaval. “É importante entender que no condomínio existem pessoas completamente diferentes, aqueles que adoram uma bagunça no carnaval e aqueles mais reservados que só querem curtir os dias de descanso. Por isso, devemos nos policiar quanto ao barulho excessivo, uso das áreas comuns, e obviamente, o respeito às regras estabelecidas pelo condomínio”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia