16/02/2024 às 00h31min - Atualizada em 16/02/2024 às 00h35min

Governo gastará milhões de reais com internet para o “Aerolula”; saiba valor

Novo contrato de internet será sete vezes maior que o atual

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

A contratação de um serviço de internet para as viagens nacionais e internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) custará ao governo federal R$ 13,9 milhões, segundo O Antagonista. O serviço de Wi-fi será restrito ao AirBus A319CJ, o “Aerolula”.

 

O novo contrato de internet será sete vezes maior que o atual. O acerto em vigência tem valor global anual de R$ 1,9 milhões e prevê a disponibilização de um pacote mensal de 45 gigabytes “com a possibilidade de transferência para o mês seguinte de 50% dos dados não utilizados no mês de referência”. Ainda pelo atual contrato, Lula e sua comitiva têm direito a cinco pacotes anuais de 25GB.

De acordo com o site, agora, o novo contrato prevê a disponibilização de um pacote mensal de dados ilimitado e em uma velocidade superior a atual.

A Diretoria de Tecnologia da Presidência da República informou que a escolha por esse tipo de contratação aconteceu porque, ao longo do ano de 2023, houve uma elevação do volume de dados utilizados por Lula e seu staff durante as viagens internacionais.  

governo federal disse ainda que houve um pico de utilização de 125 gigabytes ao mês durante o primeiro semestre do ano passado, uma quantidade quase três vezes superior ao contratado inicialmente.

Conforme o estudo técnico, a equipe de tecnologia da Presidência da República cogitou a contratação de um serviço de 180 gigas. Entretanto, “haveria o risco de se exaurir a franquia mensal”, segundo informações do governo federal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia